Regulamento da 3.ª edição dos Trilhos do Valado
A Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), de Valado dos Frades, organiza no dia 28 de Agosto de 2016 pelas 9:00h a 3.ª edição do evento TRILHOS DO VALADO. Esta consistirá em duas provas: Trail Longo – 21km e Trail Curto - 12 km, com partida e chegada na zona envolvente ao campo de futebol sintético da BIR, situado à entrada da vila. Realizar-se-á, também, uma caminhada com aproximadamente 8 km que acompanha parte do percurso da prova.
Secretariado
O secretariado, localizado nas instalações do relvado da BIR, funcionará durante o sábado dia 27/08 das 15:00 às 21:00 e no dia da prova, 28/08, a partir das 7:00h até às 8:40h.
Aos atletas será entregue um saco contendo o respetivo dorsal, camisola técnica, eventuais ofertas e senhas de almoço para os atletas que comprem refeições.
Os dorsais não levantados, até 20 minutos antes da prova, serão devolvidos à Organização que lhes dará a utilidade que entender, não se aceitando reclamações posteriores.
Os atletas deverão colocar o dorsal bem visível durante todo o percurso competitivo sob pena de desclassificação.
Estacionamento/Localização
Na vila, existem duas zonas de estacionamento:
Estacionamento : N 39°35'26.8" W 9°01'01.9" (junto ao pavilhão gimnodesportivo).
Secretariado: N 39º35'13,62" W 9º01'02,75" (junto à BIR).
Mapa 1 : Parques de Estacionamento e Banhos no Pavilhão
Mapa 2 : Banhos, Almoço e Secretariado
Escalões
Masculinos:
- M18 (dos 18 aos 29 anos);
- M30 (dos 30 aos 34 anos);
- M35 (dos 35 aos 39 anos);
- M40 (dos 40 aos 44 anos);
- M45 (dos 45 aos 49 anos);
- M50 (dos 50 aos 54 anos);
- M55 (dos 55 aos 59 anos);
- M60 (maior de 60 anos);
Femininos:
- F18 (dos 18 aos 29 anos);
- F30 (dos 30 aos 34 anos);
- F35 (dos 35 aos 39 anos);
- F40 (dos 40 aos 44 anos).
- F45 (dos 45 aos 49 anos);
- F50 (dos 50 aos 54 anos);
- F55 (dos 55 aos 59 anos);
- F60 (maior de 60 anos);
Prémios
- Três primeiros classificados da Geral Masculina;
- Três primeiros classificados da Geral Feminina;
- Três primeiros classificados de cada um dos escalões acima referidos.
Prémio Micael Monteiro
- Três primeiros classificados (masculino e feminino) de Valado dos Frades para ambas provas de trail.
Prémio para a equipa com maior número de participantes (atletas + caminheiros).
Prémio para as equipas com melhor resultado, com um mínimo de 4 atletas, em cada uma das duas provas.
Prémios de participação para todos os atletas participantes.
A lista dos resultados será da responsabilidade da empresa : OFFCRONO
Os resultados serão integrados na competição do Circuito do Calcário do qual faz parte integrante a terceira edição dos Trilhos do Valado.
Inscrições
As inscrições serão realizadas em exclusivo através de referência multibanco no site da OFFCRONO.
As inscrições serão aceites até às 24h, do dia 21 de Agosto ou até completar o limite de 500 atletas inscritos confirmados (pagos) (200 atletas para o trail curto, 200 para o trail longo e 100 para a caminhada) . Haverá tolerância de 1 dia após dia 21 de Agosto, apenas para os atletas pré-inscritos que ainda não tenham feito o pagamento.
O preço sofrerá alteração após o dia 15 de Agosto, sendo cobrado por cada prova mais 2 euros!
As inscrições só serão validadas após pagamento por referência multibanco.
Não serão feitas alterações de dados a qualquer inscrição pelo que deverão ser confirmados todos os dados submetidos no formulário de inscrição.
Obrigações do atleta
- Possuir alfinetes ou cinto para prender o dorsal;
- Usar dorsal em local bem visível durante toda a prova;
- Prestar auxílio/socorro a quem dele precise;
- Cumprir na íntegra todo o traçado balizado e seguir as indicações colocadas para o efeito, sob pena de ser desqualificado;
- Conhecer e respeitar este regulamento;
- Todos os atletas são responsáveis pela devolução do seu chip. O extravio do chip acarreta um custo ao atleta de 20,00€ +IVA.
Preços
- Trail Longo: 10€ (participação na prova, seguro, camisola técnica, ofertas, abastecimentos, banhos);
- Trail Curto: 7 € (participação na prova, seguro, camisola técnica, ofertas, abastecimentos, banhos);
- Caminhada: 6 € (participação na caminhada, seguro, camisola técnica, ofertas, abastecimentos, banhos);
- Almoço (opcional): 5 € para participante; 7 € para acompanhantes.
Trail Longo e Trail Curto
A prova realizar-se-á entre as seguintes localidades: Valado dos Frades, Bárrio e Casais da Vestiaria. O Trail Longo terá 21 km e o Trail Curto terá 12 km.
A partida do Trail Longo será às 9:00 horas em ponto e a partida do Trail Curto será às 9:15 horas em ponto.
O piso do percurso carateriza-se por terra batida, rocha com alguma pedra solta em ambiente de eucaliptal/floresta/pinhal. A altimetria será disponibilizada na página do evento, e na página oficial da prova.
A Organização providenciará abastecimentos para que haja água e reforços sólidos, em quantidade adequada ao esforço e ao calor, numa quantidade nunca inferior a 2 nos 21 km, 1 um nos 12km.
Cada atleta é livre de levar o abastecimento que entender, seja liquido ou sólido.
A idade mínima permitida para participar nas provas de Trail é de 18 anos.
Caminhada
Haverá uma caminhada com um percurso de aproximadamente 8 km que percorrerá parte do percurso da prova.
Haverá 2 guias durante a caminhada pelo que os caminheiros deverão seguir as indicações dadas pelos mesmos ao longo de todo o percurso.
A partida da Caminhada será às 9:20 horas em ponto.
Percurso, sinalização e balização
O percurso será balizado com fita sinalizadora. Estas serão colocadas a cada 20/30 metros do percurso.
Os locais com múltiplos carreiros, caminhos ou travessias de estradas de alcatrão terão elementos da organização, balizamentos e/ou placas a indicar o sentido.
O tempo limite de chegada ao último abastecimento, (aos (+/-)6 km), para a prova dos 12km; (aos (+/-)17 km), para a prova dos 21 km, será de 3h pelo que, após este tempo, os atletas serão encaminhados para a chegada por elementos da organização.
Haverá postos de controlo de passagem durante a prova.
Segurança
Só poderão participar nas provas indivíduos que gozem de boa saúde, condição física e psíquica, não se responsabilizando a organização por qualquer tipo de consequência provocada pela sua participação, sendo aconselhado que todos os participantes atestem a sua condição física por via médica.
Será efetuado um seguro desportivo com as coberturas mínimas adequadas ao evento. Todas as inscrições efetuadas adequadamente terão direito a seguro.
A organização terá ao dispor dos atletas emergência médica.
O percurso, bem como a prova, poderá ser alterado se houver condicionantes de última hora que ponham em risco a segurança e integridade física dos atletas.
Desclassificação
Serão desclassificados todos os atletas que não passem nos controlos, cortem percurso, tenham conduta antidesportiva e prejudiquem o andamento da prova e dos outros atletas.
Serão desclassificados todos os participantes que tenham prestado falsas declarações no formulário de inscrição.
Higiene
No final da prova haverá duche disponível nos balneários do campo de futebol sintético e no pavilhão gimnodesportivo.
Almoço e entrega de prémios
O almoço será servido nas instalações da BIR, junto à meta.
A entrega de prémios será realizada durante o almoço.
Regras comuns
A inscrição no Trail Trilhos do Valado pressupõe a aceitação das regras aqui descritas.
Os casos omissos ou duvidosos não mencionados neste regulamento serão resolvidos pela organização da prova que é soberana em todas as situações e aspetos não havendo recurso das decisões que venham a ser tomadas.
A organização reserva-se ao direito de alterar sem aviso prévio todas as condições descritas neste regulamento, sendo desejável a sua consulta regularmente e até ao decorrer da prova.
Até lá, bons treinos!
Valado dos Frades, 4 de Junho de 2016
A Organização de Trilhos do Valado