Trilhos dos Avós

regulamento

​Os “Trilhos dos Avós” são uma iniciativa da SAMVIPAZ - Associação de Solidariedade Social, que através da sua organização, dará pleno cumprimento ao regulamento da prova e responderá por todos os detalhes da realização do evento.
 
EVENTO
• Tipo de Prova: Trail Longo e Curto, Difícil
• Data e Hora: 4 de Outubro de 2015 com partida às 09.30 h
• Local do Secretariado, Partida e Chegada: Parque Temático da Lagoa, Ortigosa, Leiria
• Percurso
o Tipo de Terreno: 95% de terra batida em caminhos agrícolas, vinhas, ribeiros, pinhais e travessia da Linha do Oeste. Os restantes 5% serão zonas de transição com percurso em alcatrão.
▪ Distância do Trail Longo: 25 Km
▪ Total de Subida: 432 mts.
▪ Total de Descida: 427 mts
 
▪ Distância do Trail Curto: 15 Km
Total de Subida: 332 mts.
▪ Total de Descida: 327 mts
 
ESCALÕES TRILHOS:
Escalões
Anos
Seniores M / F
18 a 39
Veteranos M / F 40
40 a 49
Veteranos F 50
Mais de 50
Veteranos M 50
50 a 59
Veteranos M 60
Mais de 60
 
Nota: As idades acima indicadas dizem respeito ao dia da competição


INSCRIÇÕES
1. Período de inscrições para os Trilhos e Caminhada: 01 de Junho a 29 de Setembro de 2015
o Aceitamos inscrições de 30 de Setembro até ao dia da prova às 09.00 Horas, mas estas inscrições não terão direito ao Kit de participação.   
2. Taxa por Atleta:
o Trail Longo: 12 € (doze euros) para as inscrições realizadas até 29 de Setembro (às 23h59)
   15 € (quinze euros) para as inscrições efectuadas após 29 de Setembro e até dia 02 de Outubro às 23h59.
o Trail Curto: 10 € (dez euros) para as inscrições realizadas até 29 de Setembro (às 23h59)
  13 € (treze euros) para as inscrições efectuadas após 29 de Setembro e até dia 02 de Outubro às 23h59.
o Caminhada: 6€ (seis euros) para as inscrições realizadas até 03 de Outubro (às 23h59)
3. Onde se inscrever: No site trilhosdosavos.offcrono.pt
4. Pagamento das inscrições nos Trail ’s: Por multibanco através da referência obtida quando da inscrição.
5. Inscrição de Equipas:
o Devem ser compostas por 4 atletas no mínimo
o Dorsais das Equipas: Serão agrupados num só envelope, devendo ser indicado o nome do responsável pelo levantamento dos mesmos
o Bónus nas Inscrições:
o Equipas: Como incentivo as equipas receberão inscrições gratuitas em função do número de atletas inscritos na prova: a cada 10 inscrições pagas, a equipa tem direito a 1 inscrição gratuita.
o Equipa mais numerosa: A equipa mais numerosa terá um desconto de 50% nas refeições tomadas nas tasquinhas
Idosos: Para atletas com idade igual ou superior a 65 anos, será concedido um desconto de 50% na taxa de inscrição
7. Factura: Nos termos da legislação em vigor a emissão de factura deverá ser solicitada através do e-mail: .      
8. Participação:
o Admite-se a participação de atletas de ambos os sexos, dentro dos escalões etários acima definidos.
o Ao inscreverem-se os participantes declaram que se encontram em condições clínicas e físicas para a participação na prova e que participarão por livre e espontânea vontade, isentando a Organização e Patrocinadores do evento de quaisquer responsabilidades por problemas de saúde ou físicos que eventualmente ocorram no decorrer do evento.
o Também se declaram conhecedores dos itens do regulamento com os quais concordaram plena e integralmente.
9. A Samvipaz não se responsabiliza por qualquer acidente ou dano sofrido antes, durante ou após a realização da prova, apesar da mesma estar coberta por um seguro.  
10. Dúvidas: Os esclarecimentos sobre qualquer dúvida devem ser feitas através do mail ou pelo telemóvel
11. Seguro Desportivo: A organização obriga-se a contratualizar um Seguro Desportivo de acordo com o Decreto-Lei nº 10/2009 de 12 de Janeiro.
o Em caso de acidente, os sinistrados seguros pela apólice da prova, deverão apresentar este número de apólice, o nome da prova, data e hora da ocorrência.
12. Alteração e Cancelamento da Inscrição: Uma vez efectuada a inscrição esta será intransferível, bem como não será devolvido o valor da taxa de inscrição, mesmo que os respectivos dados não tenham sido enviados para a Organização.
13. Autorização de Uso de Imagem: Os inscritos e respectivos responsáveis, ao realizarem a inscrição, concordam em ceder gratuitamente à Organização os seus nomes, imagem e "som de voz", com vista a fotografias, filmagens ou gravações, as quais tenham por objectivo promover a divulgação do evento assim como os seus resultados, sem limites de repetição e de tempo.
 
LEVANTAMENTO DO KIT
1. Data: Véspera da Prova: das 15 h às 20 h
          Dia da Prova: das 8 h às 09.00 h                                                                       
2. Local: Secretariado da prova, localizado no Parque da Lagoa.
3. Comprovativo: O kit será entregue mediante a apresentação do documento comprovativo da inscrição.
4. Guichés de Levantamento: Estarão organizados e identificados por ordem alfabética.
5. Confirmação das Informações: O atleta deverá conferir os dados de identificação que constam na confirmação da inscrição. Caso haja algum item incorrecto, deverá o atleta informar de imediato a Organização para esta proceder à correcção. Se não houver esse procedimento, a Organização não se responsabilizará por eventuais erros na informação quando da classificação final da prova. Não havendo nenhuma manifestação de divergência de dados, os resultados serão emitidos conforme os dados originais da inscrição, sem direito a recurso.
 
DIA DA PROVA 
1. Área de Concentração: Parque Temático da Lagoa, Ortigosa, Leiria
2. Identificação dos participantes: os inscritos devem estar uniformizados, com o dorsal da prova colocados na área frontal da t-shirt, altura do peito.
A PROVA 
1. Marcação do Percurso:
✓ Haverá fitas de marcação de 200 em 200 metros, azuis com o “logo” da prova e outras vermelhas e brancas. As fitas azuis estarão sempre colocadas do lado para onde se vai virar no cruzamento a seguir    
✓ Nos cruzamentos mais complexos, haverá setas indicativas marcadas no chão a branco.
2. Horário da Partida: A prova terá início às 10.00 horas e não haverá a clássica chamada. Far-se-á a concentração 15 minutos antes, sendo os atletas obrigados a manterem-se atrás da linha de partida.
3. Aquecimento: Quarenta e cinco minutos antes da partida haverá um período de aquecimento, conduzido por profissionais da Escola Superior de Saúde
4. Controlo de tempos:
✓ Será feito através de pulseira electrónica, com check-in em quatro pontos intermédios.
✓ Logo após terminar a prova, será entregue a cada atleta um talão personalizado com o seu tempo
✓ O Júri da prova é da responsabilidade da OFFcrono. Haverá juízes de partida e de chegada, que avisam, anotam e desclassificam atletas que violem as regras e não cumpram todo o percurso previamente estipulado  
5. É rigorosamente proibido:
o O acompanhamento dos atletas por viaturas
o Qualquer tipo de ajuda externa aos participantes
o Conduta não desportiva
o Falhar a passagem pelos postos de controle
3. Locais de abastecimento: Os atletas terão quatro pontos de abastecimento durante o percurso aos Km 6, 11, 16, 21 e na meta.  
4. Postos de Controlo: Aos Kms 6, 11, 16 e 21
5. Locais de passagem especiais: Informação a divulgar quando da publicação do percurso
6. Tempo Limite da prova: As provas terão uma duração máxima de 3 horas. Os atletas que se encontrem no percurso e pretendam continuar, fá-lo-ão sob a sua responsabilidade.    
7. Segurança: A Organização mobilizará os recursos necessários para oferecer toda a assistência aos participantes no percurso da prova.
o Os atletas deverão observar e tomar precauções com os desníveis, obstáculos, buracos, etc. que o percurso apresente, uma vez que se trata de uma prova em que a maior parte do percurso será percorrido em caminhos agrícolas e carreiros.
o A organização garantirá a presença na prova dos Bombeiros Voluntários de Ortigosa.
o Todo o percurso tem cobertura para comunicações móveis
o Os locais mais difíceis ou problemáticos do percurso, estarão devidamente identificados e sinalizados
o O percurso atravessa a Linha do Oeste quatro vezes e mesmo não estando previsto a passagem de qualquer comboio durante a prova, os atletas devem tomar todas as precauções ao atravessarem a referida linha  
o Um elemento do Staff acompanhará o último atleta, garantindo assim o “fecho” do percurso.
o Os dorsais têm inscrito um número de telemóvel, que deve ser utilizado em caso de urgência.    
 
 CLASSIFICAÇÃO
1. Os resultados vão sendo afixados conforme a chegada dos atletas
2. Qualquer contestação relativa aos resultados extra-oficiais da prova divulgados logo após o evento deve ser reportada à Organização, até o dia 10 de Outubro de 2015, através do e-mail .
o Após esse prazo, nenhuma solicitação será aceite.
 
PRÉMIOS
1. Local da Entrega dos Prémios:
o A entrega dos prémios será realizada no Parque Temático da Lagoa, imediatamente após a publicação dos resultados da prova
o A entrega dos prémios será feita pela seguinte ordem: os 3 primeiros classificados Equipas, Mais de 60M, M50, Mais de 50F, M F 40, Seniores F M.
2. Prémios:
o Troféus: os três primeiros colocados (masculino e feminino) de cada escalão etário serão premiados com troféus.
o Diploma: Todos os atletas que terminarem a prova, terão direito a diploma de participação, que será obtido através do site da prova.  
o Kit de participação: Todos os inscritos receberão um kit de participação, o qual será composto por: t-shirt técnica, embalagem especial, dorsal e surpresas
o Pódio: Logo após a divulgação dos prémios os 3 primeiros classificadas de cada escalão deverão dirigir-se de imediato à área do pódio, localizado no Parque Temático da Lagoa.
o Categoria Colectiva: a classificação colectiva é feita pela classificação geral individual, pontuando os primeiros quatro atletas de cada equipa, independentemente do escalão a que pertençam, ganhando a equipa que somar menos pontos. Em caso de empate, ganha a equipa que fechar primeiro.
 
DISPOSIÇÕES GERAIS
1. A organização da prova, será elaborada de acordo com o Regulamento de Competições da Associação de Trail e Runnig de Portugal.
2. Os Trilhos dos Avós terão o apoio técnico e supervisão da OFFCRONO.PT .
3. Publicação dos resultados online no prazo máximo de 2 horas após a chegada do último atleta.
4. Um esquema especial de trânsito e de segurança será montado na concentração e no percurso
5. Na página do Facebook da prova, os inscritos poderão consultar os resultados e conferir as fotos da prova
6. Os casos omissos deste regulamento serão resolvidos pela Organização
 
SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS 
1. Haverá estacionamento gratuito junto à partida/chegada
2. Aquecimento 45 minutos antes da prova por técnicos especializados
3. Banhos para os participantes, nas instalações do Grupo Desportivo de Santo Amaro, localizadas a 1.200 metros da chegada
 
 
INFORMAÇÕES
▪ Como chegar:
o De Leiria: Seguir pela EN 109 em direcção à Figueira de Foz. À entrada da localidade de Ortigosa, junto ao posto de combustível da CEPSA virar à esquerda e seguir as setas
o Da Figueira da Foz: Seguir pela EN 109 em direcção a Leiria e à saída da localidade de Ortigosa, junto ao posto de combustível da CEPSA virar à direita e seguir as setas.
o Da A17: Ao entrar na rotunda à saída da Auto-Estrada, sair na 1ª saída e ao entrar na localidade de Ortigosa junto ao posto de combustível da CEPSA virar à esquerda e seguir as setas
 
▪ Onde ficar:(Brevemente)

 
▪ Locais a Visitar: Feira da Saúde e Desporto no local da partida dos Trilhos dos Avós
▪ Casa Museu D. Julinha em Ortigosa
▪ Fonte de Sto. Amaro
▪ Igreja Matriz de Ortigosa
▪ Miradouro da Igreja de Riba D’Aves
▪ Termas de Monte Real
▪ Base Aérea nº 5
▪ Praia da Vieira de Leiria
 
 
Notas e Alterações

 
 
Samvipaz  - Associação de Solidariedade Social, Ortigosa, Leiria
Telefone: Fax: e-mail: