Trilhos do Pastor

regulamento

 

1. Descrição do Evento

8º TRILHOS DO PASTOR realizar-se-á no dia 10 de abril de 2016 em São Mamede – Batalha, a 3km de Fátima. Trata-se de uma prova de Trail, de grau de dificuldade média, numa distância aproximada de 25kms, percorrendo estradões, carreiros e trilhos por serras e vales no parque natural das serras d' Aire e Candeeiros, passando pelas Grutas da Moeda. Terá classificação, dividida por escalões e premiada com os prémios à frente indicados.

Paralelamente à prova principal haverá uma Caminhada de cerca de 10kms, com um novo percurso, a qual também terá direito à passagem pelas grutas e pela aldeia típica “Pia do Urso”. É de participação lúdica e sem classificação.

O evento é da organização do Atlético Clube São Mamede com a colaboração do Município da Batalha e das Juntas de Freguesia de S. Mamede e do Reguengo do Fetal com cronometragem da OFFCRONO

2. Programa

Abertura do secretariado com entrega de dorsais e chips/pulseiras das 07h15 às 8h30, do próprio dia, no edifício da Junta de Freguesia de São Mamede.

Controle zero às 8h40 para parque fechado

O trail terá início às 09h00 com partida e chegada frente ao edifício da Junta de Freguesia de S. Mamede.

caminhada, com partida e chegada no mesmo local, inicia-se às 09h30.

A refeição, ligeira, será servida cerca das 12H00 (uma sopa de legumes, uma bifana, fruta e bebida).

Entrega dos prémios cerca das 14h00.

3. Participação

Todos os interessados com mais de 70 anos podem inscrever-se e participar. Contudo, em caso de sinistro, a apólice não os abrange em consequência do limite de idade, nem a entidade organizadora se responsabiliza.

No trail, poderão participar atletas com o mínimo de 18 anos, integrados em equipas/clubes ou individuais (federados ou não), que gozem de boa saúde e se sintam preparados física e psiquicamente para a sua realização. No entanto, atleta, que pertença a um clube, só pode correr inscrito pelo seu clube ou individual.

A caminhada será aberta a todos os que se julguem capazes, porém, jovens com menos de 12 anos deverão ser acompanhados por um adulto.

4. Inscrições

As inscrições serão efetuadas on-line no portal offcrono.pt ou através da ligação no site www.acsmamede.webnode.pt

Custos:

Trail – 15.00€ (limitada a 350 atletas)

Caminhada – 10.00€ (limitada a 200 caminheiros)

Refeição acompanhantes – 4.00€.

O pagamento permanecerá igual desde o seu início até ao términus no dia  1 de Abril de 2016 às 23h59.

Não haverá devolução do valor da inscrição em caso de desistência na participação.

Para os primeiros 100 inscritos e pagamento OK no trail, a T-shirt técnica será de manga comprida.

Os Atletas terão direito à refeição ligeira, dorsal personalizado,chip/pulseira, t-shirt técnica, prémio de presença, diploma de finisher, abastecimentos, abastecimento à chegada, seguro, e banhos.

Os Caminheiros terão direito à refeição ligeira, t-shirt técnica, abastecimento à chegada, prémio de presença, seguro e banhos.

5. Seguro

Todos os participantes com idade até 70 anos serão cobertos pelo Seguro de Acidentes Pessoais da prova, na companhia seguradora MAPFRE cuja apólice e coberturas serão indicadas posteriormente. A franquia será da responsabilidade do sinistrado.

A organização fará também um Seguro de Responsabilidade Civil.

6. Escalões

Os escalões referem-se à idade dos participantes na data da prova

MASCULINOS:

  • SM   18 - 39 anos
  • M40  40 - 44 anos
  • M45  45 - 49 anos
  • M50  50 - 54 anos
  • M55  55 - 59 anos
  • M60  60 e mais

FEMININOS: 

  • SF 18-39 anos
  • F40 40-49 anos
  • F50 50 e mais

 

7. Classificação

Haverá classificação Geral, por equipas e por escalões. Serão disponibilizadas em offcrono.pt, no site do clube organizador  www.acsmamede.webnode.pt e no facebook.

8. Prémios para o Trail

Serão não monetários e alusivos à prova:

3 primeiros da geral masculino/feminino

3 primeiros de cada escalão masculino/femininos

5 equipas, contando o somatório dos 4 melhores atletas chegados, independente do sexo. Em caso de algum empate, sobe ao lugar superior a equipa que fechar primeiro.

Oferta da inscrição para o vencedor masculino e feminino na próxima edição.

Prémio para o participante mais idoso, masculino ou feminino.

Prémio especial para as equipas com 12 ou mais elementos no somatório atletas/caminheiros inscritos.Poderão ser entregues outros prémios que a organização venha a angariar.

A cerimónia da entrega dos prémios terá lugar por volta das 14h00, no salão da Junta de Freguesia, os quais só serão entregues aos premiados ou a quem os represente no ato.

9. Desclassificações

Será motivo de desclassificação dos atletas:

A troca de dorsal não comunicado;

O incumprimento do percurso estipulado;

Não ter passado pelos pontos de controlo;

Correr sem o dorsal visível;

Não acatarem ordens dos membros da organização ou colaboradores;

A conduta antidesportiva;

10. Cronometragem

Será realizada de forma contínua com controle eletrónico, iniciando com o sinal de partida e, para efeitos de classificação, terminará quando o atleta passar a linha de meta.

A prova terá um limite de 5H00 para a sua conclusão. Passado este tempo, os atletas não contam para a classificação podendo no entanto concluir a prova.

O atleta que iniciar a prova e que desista é obrigado a comunicar o facto à organização.

11. Percursos/Sinalização

Trail:

Todo o percurso será balizado com fita amarela (logotipo do clube) e placas.

Os kms estarão marcados aos 5; 10; 15; e 20.

Existirão pontos de controlo.

Haverá o típico “vassoura”.

A altimetria será indicada posteriormente.

Caminhada:

Será sinalizada com fita amarela, logotipo do clube.

Haverá guia e o típico “vassoura”.

12. Abastecimentos

A organização irá fornecer 4 abastecimentos. Oportunamente indicar-se-ão os quilómetros exatos da sua localização.

Não serão fornecidos copos nos abastecimentos, pelo que cada atleta deverá levar consigo o que entender (camelbak, cinto…).

13. Material Recomendado

Telemóvel, camelbak, compo, cinto, géis, manta térmica…

14. Secretariado

O secretariado funcionará no edifício da Junta de Freguesia de São Mamede, das 7h15 às 8h30, no dia da prova.

Os atletas devem fazer-se acompanhar do Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão e munidos de alfinetes.

15. Banhos

Haverá banho para os atletas e caminheiros.

16. Diversos

Os participantes serão responsáveis por todas as ações suscetíveis de causar danos materiais, morais ou de saúde a si mesmos ou a terceiros.

Como será impossível realizar o corte de tráfego rodoviário nalgumas passagens, os participantes devem cumprir as regras de trânsito nas estradas de uso público, devendo ainda respeitar as áreas agrícolas, propriedades privadas e as grutas sob pena de terem de assumir potenciais danos e indemnizações resultantes do seu incumprimento.

A organização declina toda a responsabilidade em caso de acidente, negligência, roubo, assim como dos objetos e valores de cada participante.

A entidade organizadora pode usar imagens ou fotos dos participantes, recolhidas ao longo dos percursos na promoção e divulgação deste ou doutros eventos.

Os casos omissos deste regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora, de forma soberana não cabendo recursos a essas decisões.

O ato de inscrição pressupõe a aceitação deste regulamento.

Caso se justifique, a organização procederá a ajustes no presente regulamento.

Alguma dúvida deverá ser enviada para o mail ou colocada para o telemóvel .

A Direção

Atlético Clube São Mamede