O 8º TRILHOS DO PASTOR realizar-se-á no dia 10 de abril de 2016 em São Mamede – Batalha, a 3km de Fátima. Trata-se de uma prova de Trail, de grau de dificuldade média, numa distância aproximada de 25kms, percorrendo estradões, carreiros e trilhos por serras e vales no parque natural das serras d' Aire e Candeeiros, passando pelas Grutas da Moeda. Terá classificação, dividida por escalões e premiada com os prémios à frente indicados.
Paralelamente à prova principal haverá uma Caminhada de cerca de 10kms, com um novo percurso, a qual também terá direito à passagem pelas grutas e pela aldeia típica “Pia do Urso”. É de participação lúdica e sem classificação.
O evento é da organização do Atlético Clube São Mamede com a colaboração do Município da Batalha e das Juntas de Freguesia de S. Mamede e do Reguengo do Fetal com cronometragem da OFFCRONO
Abertura do secretariado com entrega de dorsais e chips/pulseiras das 07h15 às 8h30, do próprio dia, no edifício da Junta de Freguesia de São Mamede.
Controle zero às 8h40 para parque fechado
O trail terá início às 09h00 com partida e chegada frente ao edifício da Junta de Freguesia de S. Mamede.
A caminhada, com partida e chegada no mesmo local, inicia-se às 09h30.
A refeição, ligeira, será servida cerca das 12H00 (uma sopa de legumes, uma bifana, fruta e bebida).
Entrega dos prémios cerca das 14h00.
Todos os interessados com mais de 70 anos podem inscrever-se e participar. Contudo, em caso de sinistro, a apólice não os abrange em consequência do limite de idade, nem a entidade organizadora se responsabiliza.
No trail, poderão participar atletas com o mínimo de 18 anos, integrados em equipas/clubes ou individuais (federados ou não), que gozem de boa saúde e se sintam preparados física e psiquicamente para a sua realização. No entanto, atleta, que pertença a um clube, só pode correr inscrito pelo seu clube ou individual.
A caminhada será aberta a todos os que se julguem capazes, porém, jovens com menos de 12 anos deverão ser acompanhados por um adulto.
As inscrições serão efetuadas on-line no portal offcrono.pt ou através da ligação no site www.acsmamede.webnode.pt
Custos:
Trail – 15.00€ (limitada a 350 atletas)
Caminhada – 10.00€ (limitada a 200 caminheiros)
Refeição acompanhantes – 4.00€.
O pagamento permanecerá igual desde o seu início até ao términus no dia 1 de Abril de 2016 às 23h59.
Não haverá devolução do valor da inscrição em caso de desistência na participação.
Para os primeiros 100 inscritos e pagamento OK no trail, a T-shirt técnica será de manga comprida.
Os Atletas terão direito à refeição ligeira, dorsal personalizado,chip/pulseira, t-shirt técnica, prémio de presença, diploma de finisher, abastecimentos, abastecimento à chegada, seguro, e banhos.
Os Caminheiros terão direito à refeição ligeira, t-shirt técnica, abastecimento à chegada, prémio de presença, seguro e banhos.
Todos os participantes com idade até 70 anos serão cobertos pelo Seguro de Acidentes Pessoais da prova, na companhia seguradora MAPFRE cuja apólice e coberturas serão indicadas posteriormente. A franquia será da responsabilidade do sinistrado.
A organização fará também um Seguro de Responsabilidade Civil.
Os escalões referem-se à idade dos participantes na data da prova
MASCULINOS:
FEMININOS:
Haverá classificação Geral, por equipas e por escalões. Serão disponibilizadas em offcrono.pt, no site do clube organizador www.acsmamede.webnode.pt e no facebook.
Serão não monetários e alusivos à prova:
3 primeiros da geral masculino/feminino
3 primeiros de cada escalão masculino/femininos
5 equipas, contando o somatório dos 4 melhores atletas chegados, independente do sexo. Em caso de algum empate, sobe ao lugar superior a equipa que fechar primeiro.
Oferta da inscrição para o vencedor masculino e feminino na próxima edição.
Prémio para o participante mais idoso, masculino ou feminino.
Prémio especial para as equipas com 12 ou mais elementos no somatório atletas/caminheiros inscritos.Poderão ser entregues outros prémios que a organização venha a angariar.
A cerimónia da entrega dos prémios terá lugar por volta das 14h00, no salão da Junta de Freguesia, os quais só serão entregues aos premiados ou a quem os represente no ato.
Será motivo de desclassificação dos atletas:
A troca de dorsal não comunicado;
O incumprimento do percurso estipulado;
Não ter passado pelos pontos de controlo;
Correr sem o dorsal visível;
Não acatarem ordens dos membros da organização ou colaboradores;
A conduta antidesportiva;
Será realizada de forma contínua com controle eletrónico, iniciando com o sinal de partida e, para efeitos de classificação, terminará quando o atleta passar a linha de meta.
A prova terá um limite de 5H00 para a sua conclusão. Passado este tempo, os atletas não contam para a classificação podendo no entanto concluir a prova.
O atleta que iniciar a prova e que desista é obrigado a comunicar o facto à organização.
Trail:
Todo o percurso será balizado com fita amarela (logotipo do clube) e placas.
Os kms estarão marcados aos 5; 10; 15; e 20.
Existirão pontos de controlo.
Haverá o típico “vassoura”.
A altimetria será indicada posteriormente.
Caminhada:
Será sinalizada com fita amarela, logotipo do clube.
Haverá guia e o típico “vassoura”.
A organização irá fornecer 4 abastecimentos. Oportunamente indicar-se-ão os quilómetros exatos da sua localização.
Não serão fornecidos copos nos abastecimentos, pelo que cada atleta deverá levar consigo o que entender (camelbak, cinto…).
Telemóvel, camelbak, compo, cinto, géis, manta térmica…
O secretariado funcionará no edifício da Junta de Freguesia de São Mamede, das 7h15 às 8h30, no dia da prova.
Os atletas devem fazer-se acompanhar do Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão e munidos de alfinetes.
Haverá banho para os atletas e caminheiros.
Os participantes serão responsáveis por todas as ações suscetíveis de causar danos materiais, morais ou de saúde a si mesmos ou a terceiros.
Como será impossível realizar o corte de tráfego rodoviário nalgumas passagens, os participantes devem cumprir as regras de trânsito nas estradas de uso público, devendo ainda respeitar as áreas agrícolas, propriedades privadas e as grutas sob pena de terem de assumir potenciais danos e indemnizações resultantes do seu incumprimento.
A organização declina toda a responsabilidade em caso de acidente, negligência, roubo, assim como dos objetos e valores de cada participante.
A entidade organizadora pode usar imagens ou fotos dos participantes, recolhidas ao longo dos percursos na promoção e divulgação deste ou doutros eventos.
Os casos omissos deste regulamento serão resolvidos pela comissão organizadora, de forma soberana não cabendo recursos a essas decisões.
O ato de inscrição pressupõe a aceitação deste regulamento.
Caso se justifique, a organização procederá a ajustes no presente regulamento.
Alguma dúvida deverá ser enviada para o mail ou colocada para o telemóvel .
A Direção
Atlético Clube São Mamede