Trail dos Negalhos

regulamento

1. Condições de participação 

1.1. Idade de participação nas diferentes provas 
O Trail dos Negalhos por Terras de Almalaguês é uma prova de aventura percorrida em trilhos sinalizados, pequenos estradões, ou estradas, visando percorrer todo o percurso no menor tempo possível, a disputar a 29 de Maio de 2016, e visando a promoção e divulgação turística, cultural, gastronómica e ambiental desta região, bem como a prática de desporto em meio natural, com início e chegada junto ao Instituto de Almalaguês.

O evento é composto por um Trail de 25km, Mini-trail de 15km e uma caminha de 10km sendo que as provas de Trail estão abertas a maiores de 18 anos e a caminhada está aberta a menores desde que acompanhados por uma pessoa maior de idade. 

1.2. Inscrição regularizada 
A inscrição será feita através do site de inscrições traildosnegalhos.offcrono.pt , sendo necessário enviar comprovativo de pagamento no prazo de 72h para a organização através de email . A transferência é efetuada para conta do Banco Caixa de Crédito Agrícola, para o nib: 0045 3037 80 04 ou IBAN PT28004.
Aquando do levantamento do dorsal é necessário levar documento de identificação referente à inscrição. 

1.3. Condições físicas 
Para participar é indispensável: 
- Estar consciente das distâncias e dificuldades específicas da corrida por trilhos, do desnível positivo e negativo do trajeto e de se encontrar adequadamente preparado física e mentalmente. 
- De haver adquirido, antes do evento, capacidades reais de autonomia em montanha que permita a gestão dos problemas que derivem deste tipo de provas. 
- Conseguir enfrentar sem ajuda externa condições ambientais e climatéricas adversas tais como nevoeiro e chuva. 
- Saber gerir os problemas físicos e mentais decorrentes de fadiga extrema, problemas digestivos, dores musculares e articulares, pequenas lesões, etc. 
- Estar consciente que o trabalho da organização não é o de ajudar o corredor a gerir os seus problemas. 
Prova feita em semi autossuficiência 

1.4. Definição possibilidade de ajuda externa 
Os atletas só podem receber ajuda externa nos postos de abastecimento.

1.5. Regras de conduta desportiva 
O comportamento inadequado e/ou o recurso de linguagem ofensiva, como recurso a agressão verbal ou de qualquer espécie, em todas as modalidades, serão alvo de advertência, expulsão ou desqualificação. 

2. Prova 

2.1. A prova, Trail dos Negalhos por Terras de Almalaguês, será realizada no dia 29 de Maio de 2016, e será constituída por 3 eventos: 
- Trail dos Negalhos com 25km. 
- Mini-Trail com 15km 
- Caminhada com 10 Km. 
(A organização reserva o direito de ajustar as distâncias se assim o entender) 
A organização deste evento estará a cargo da “Confraria dos Amigos do Negalho e da Freguesia de Almalaguês (CANFA)”. 

2.2. Programa/Horário 
Dia 28 de Maio (Sábado): 
16h/20h – Secretariado para entrega de dorsais no Instituto de Almalaguês. 
Dia 29de Maio (Domingo): 
07h30 – abertura do secretariado para entrega de dorsais. 
09h – controlo zero Trail 25Km
09h30m – Partida Trail 25Km

09h35m – controlo zero Mini-Trail 15 Km. 
10h - Partida Mini-Trail 15 Km. 
10h15m – Partida da Caminhada 10km 
12h – Início do serviço dos almoços (os almoços serão servidos a todos aqueles que requisitarem este serviço na sua inscrição). 
13h30 – cerimónia de entrega de prémios. 
(horários sujeitos a alterações) 

2.3. Distância / Altimetria 
O Trail terá a distância de 25km e um desnível positivo de aproximadamente 1200m. 
O Mini-Trail terá a distância de 15km e um desnível positivo de aproximadamente 600m. 
A caminhada terá uma distância de 10km (não competitiva). 

2.4. Altimetria 
A altimetria final e o gráfico da mesma será oportunamente divulgada na página de facebook
2.5. Metodologia de controlo de tempos 
O controlo de tempos será feito chip que permitirá disponibilizar em tempo real as classificações. 

2.7. Postos de controlo 
Os postos de controlo do Trail dos Negalhos , serão em locais estratégicos para o efeito, a definir pela organização, sendo que todos ao atletas terão de parar para efetuar o controlo. 

2.8. Abastecimentos
Trail de 25km – 3 abastecimentos mais um na meta
Mini-Trail de 15km – 2 abastecimentos mais um na meta
Caminhada 10km – 1 abastecimentos mais um na meta
Os Locais serão oportunamente divulgados no site da prova e na página de facebook.

2.9. Material/ Aconselhado

Telemóvel, depósito de água, alfinetes para dorsal 
Os atletas deverão trazer o seu próprio copo ou depósito de água para ser utilizado nos abastecimentos. 

2.10. Passagem em locais com trafego rodoviário. 
A prova atravessa estradas que não estarão vedadas á circulação rodoviária, ou seja, todos os atletas terão que ter algum cuidado ao passar nos troços rodoviários, mesmo assim a organização terá voluntários nesses pontos. 

2.11. Penalizações / desclassificações 
Será penalizado ou desclassificado todo aquele que: 
a: não leve o material obrigatório (desclassificado) 
b: não complete a totalidade do percurso (desclassificado) 
c: deteriore ou suje o meio por onde passe (desclassificado) 
d: não leve o dorsal bem visível (penalizado em 10m) 
e: alteração do dorsal (desqualificação) 
f: ignore as indicações da organização (penalizado em 1h) 
g: tenha alguma conduta antidesportiva (desclassificado) 
h: não passe nos postos de controlo (penalizado 2h) 

2.12. Seguro desportivo 
Todos atletas e caminheiros estão cobertos por seguro, sendo que em caso de sinistro a responsabilidade do pagamento da franquia cabe ao atleta/caminheiro. 

3. Inscrições 

3.1. Processo inscrição 
As inscrições terão que ser efetuadas no site Traildosnegalhos.offcrono.pt. Qualquer questão relacionada com as inscrições contactar .

3.2. Valores e período de inscrição 
O período das inscrições vai desde o dia 15 de Fevereiro até ao dia 30 de abril. 
Trail 25km – 12 euros 
Mini-Trail 15km – 10 euros 
Caminhada – 8 euros 
Após o dia 30 de Abril até ao dia 22 de Maio: 
Trail 25km – 14euros 
Mini-Trail 15km – 12 euros 
Caminhada – 10 euros 
Para garantir a segurança e conforto dos participantes inscritos o limite de inscrições é de 200 no Trail 25k 200 no Mini-Traill 15k e 200 na caminhada.  
Crianças podem participar na caminhada desde que acompanhadas por um adulto inscrito na prova. 
Almoço: 
Atletas e acompanhantes – 7 euros 

3.3. Condições de devolução do valor de inscrição 
Em momento nenhum o valor da inscrição será devolvido caso o atleta desista da prova, a qualquer tempo. Em caso de desistência, somente serão permitidas as transferências de inscrição para outro atleta, que devem ser efetuadas no prazo máximo de 15 dias de antecedência à realização da prova. 
Outros motivos poderão ser válidos após análise individual dos casos/motivos. 

3.4. Material incluído com a inscrição 
Trail 25Km e Mini-Trail 15Km 
-dorsal 
-seguro de acidentes pessoal 
-abastecimentos 
-t-shirt técnica de manga curta do evento (no caso de ter selecionado essa opção aquando da inscriçao)

-prémio “finisher” 
- Classificação 
- Banho quente 
Caminhada 10 Km 
-dorsal 
-seguro de acidentes pessoal
-abastecimentos 
-T-shirt Técnica de manga curta do evento (no caso de ter selecionado essa opção aquando da inscrição)
- Banho quente 

3.5. Secretariado da prova/horários e local 
O secretariado será no Instituto de Almalaguês de Almalaguês na Rua da Fonte das Patas.
O horário para entrega dos dorsais no dia 28 de Maio, Sábado será desde as 16h às 20h, no Domingo, dia 29 de Maio, estará aberto a partir das 7h30. 
O levantamento do dorsal deverá ser feito pelo próprio mediante apresentação de documento identificativo ou poderá ser feito por terceiros desde que levem fotocópia do cartão de identificação do atleta em causa. 

4. Categorias e Prémios 

4.1. Entrega dos prémios 
A entrega de prémios será junto á meta, no Domingo a partir das 13h30.
4.2. Definição das categorias etárias para a prova dos 25km
Escalões: 
Masculinos/Femininos 
Seniores M – Seniores F – (18 a 39 anos) 
M40 – F40 – (40 a 49 anos) 
M50 - F50 – (50 anos ou mais) 
Nota: as idades acima indicadas dizem respeito ao dia da competição. 

4.2.1 Prémios 

Trail 25Km 
Geral Masculino / Geral Feminino – 1º,2º,3º – Troféu

18-39 Masc / 18-39 Fem – 1º,2º,3º – Troféu 
40-49 Masc – 40-49 Fem – 1º,2º,3º – Troféu 
+ 50 Masc – +50 Fem – 1º,2º,3º – Troféu 

Mini-Trail 15Km 
Geral Masculino / Geral Feminino – 1º,2º,3º – Troféu



Equipas 
1º,2º,3º - Troféu 

NOTA: A classificação por equipas será feita com base nas regras do regulamento dos circuitos Nacionais de Trail, ou seja: a classificação coletiva determina-se em dois passos: Primeiro, e com base na classificação geral absoluta (sem distinção de escalão ou sexo), somam-se os lugares dos 3 primeiros classificados de cada equipa. Seguidamente ordena-se as equipas por ordem crescente de pontos obtidos na operação anterior, após o que se aplica a tabela de pontuação acima descrita para as Equipas. 

Exemplo: 

Equipa A: 5º + 6º + 7º = 18 => 1º lugar 
Equipa B: 3º + 4º + 12º = 19 => 2º lugar 
Equipa C: 1º + 2º + 17º =20 => 3º lugar 


4.3 Prazo para a reclamação de classificações. 
Todas as reclamações terão que ser dirigidas ao secretariado acompanhadas de 100 euros, sendo que este valor será devolvido se a reclamação for aceite. 

5. Informações 

5.1. Como chegar 
(Ver site da prova) 

5.2. Onde almoçar
(ver site da prova)

5.3. Locais a visitar 
(Ver site da prova) 

Notas e alterações 

Este regulamento poderá estar sujeito a alterações de modo a que fique mais completo e para ultrapassar casos omissos, se assim a organização o entender. 
Este regulamento foi feito de acordo com o “regulamento tipo” da Associação de Trail Running de Portugal.