O Trail do Chicharo será realizado no dia 26 de Outubro de 2014 com início previsto para as 09H30 para as provas principais. Trata-se de um evento misto com TRAIL RUNNING (corrida) e caminhada em ambiente natural no concelho de Alvaiázere (Leiria), independentemente das condições climatéricas do dia, desde que a organização entenda que não oferece risco aos participantes.
Este evento é organizado pelos Desastres Naturais,em parceria com Grupo de Amigos de Casais do Vento. OFFcrono como apoio técnico. Com o apoio institucional por parte do Municipio de Alvaiázere, respectivas Juntas de Freguesia envolvidas nos locais de passagem do evento e DA ( Divulgar Alvaiázere ).
Este evento em estado puro será composto por:
TRAIL Longo +/- 25k
TRAIL Curto +/- 15K
CAMINHADA +/- 10K
As provas irão decorrer num circuito plenamente natural,com passagem por locais de interesse e beleza do nosso belo concelho. Com Partida e chegada junto ao estádio Municipal de Alvaiázere, irá percorrer caminhos de beleza única inseridos na Serra de Alvaiázere, passando por verdadeiros postais deste concelho como a Capela dos Covões, Nascente do Olho do Tordo,Castelo da Loureira…etc.
Serão percursos com grau de dificuldade média para a caminhada e média /alta e técnica em alguns pontos para as duas distâncias da Corrida.
2. Quem pode participar:
Podem participar todos os atletas, maiores de 14 anos na Caminhada e maiores de 18 nos Trails que formalizem a sua inscrição nos prazos definidos no presente regulamento e que se enquadrem e aceitem as condições aqui apresentadas.
3. Escalões:
Apenas haverá classificação geral, masculina e feminina, não acumuláveis, tanto para a corrida de 25K como para a de 15K .
4. Balizagem:
Todo o percurso será balizado com fita sinalizadora de cor branca e vermelha (fita Zebra), nos locais com múltiplos carreiros ou caminhos, haverá sinalética própria a indicar a direcção a seguir. Nos locais de fácil engano estará um elemento da organização a indicar o sentido de corrida. Qualquer outra sinalização não deverá ser levada em conta.
5. Controlo de passagem:
Haverá pontos de controlo secretos sendo desclassificados os atletas que não passem por todos eles.
6. Inscrições:
As inscrições devem ser feitas entre 09 de Agosto e 1 de Outubro a preço reduzido e depois até dia 21 de Outubro com agravamento.
A data limite para entrega de inscrições (pagas) é 21 de Outubro de 2014, sofrendo uma penalização de 5,00€ a partir de 1 de Outubro.
O número limite de participantes é de 250 nos 25k, 200 atletas nos 12k, 150 na caminhada (este limite pode ser alterado)
O valor do almoço, 4€, não sofre alteração ao longo do tempo até ao dia 21 de Outubro.
O almoço é composto por 1 Sopa , Porco no espeto e 2 bebidas. Haverá hipótese de comprar a refeição no local por 5€
Os valores de taxa de inscrição não incluem T-Shirt técnica,pelo que acresce aos mesmos o custo de 4,00€.
Taxas de inscrição
Prova…………… Até 1 Outubro /2014………..........De 1 Até 21 Outubro /2014
25K…………................ 9,00€………………………………. 14,00€
12K………………...... 7,00€………………………………. 12,00€
Caminhada…….......... 5,00€…………....….…..….…….….. 10,00€
NÂO haverá inscrições depois do dia 21 de Outubro nem no dia da prova
NÃO haverá venda de t-shirts no dia da prova
A taxa de inscrição inclui o seguro desportivo obrigatório para todos os participantes não federados,lembrança para todos os participantes, banhos e abastecimentos sólidos e líquidos. A apólice deste seguro tem o numero NºXXXXXXXX da Allianz. com os seguintes
CAPITAIS MÍNIMOS
a) Morte — € 26.288;
b) Despesas de funeral — € 2.103;
c) Invalidez permanente absoluta — € 26.288;
d) Invalidez permanente. parcial — € 26.288, ponderado pelo grau de incapacidade fixado;
e) Despesas de tratamento e repatriamento — € 4.206.
As inscrições deverão ser efectuadas em OFFCRONO.PT
As inscrições devem ser feitas dentro dos prazos indicados.
As inscrições devem ser efetuadas no formulário do site na aba “inscrições”.
As inscrições só serão consideradas validadas após pagamento! Não são aceites inscrições via fax, ctt, telefone ou e-mail. Não serão aceites inscrições no dia da prova.
A confirmação da inscrição constará da listagem no site da prova e será introduzida por ordem de entrada.
As inscrições terminam no dia 21 de Outubro de 2014 ou assim que terminarem as vagas disponíveis. Não haverá lugar a reembolso em caso de desistência qualquer que seja o motivo.
7. Prémios:
Serão premiados os primeiros 3 classificados masculinos e femininos de cada prova cronometrada
Haverá prémios para as melhores equipas de 3 elementos do evento (2 provas)
Haverá prémios de presença para todos os atletas classificados nos Trails e Caminhada (incluindo t-shirt técnica alusiva à prova para quem a pagou na inscrição),
Teremos ainda ainda um “Diploma de Finisher” (digital) a ser descarregado no site da prova.
Haverá prémio para a maior equipa de atletas+caminheiros.
8. Desclassificações:
Será desclassificado o atleta que:
- não cumpra o percurso estipulado, falhando os pontos de controlo efectuados pela organização.
- não siga as instruções dos elementos envolvidos na organização
- tenha uma conduta antidesportiva
- tenha uma conduta poluidora
O tempo limite para terminar a prova serão 4 horas para o Trail 25k, 2:30horas para o Trail 15k, havendo barreiras horárias.
9. Secretariado:
O secretariado do TRAIL DO CHICHARO funcionará no dia da prova das 7:30h às 9:00h nas instalações do Estádio Municipal de Alvaiázere.
Todos os atletas deverão ter em sua posse um documento de identificação e alfinetes.
10.Banhos:
Os atletas do TRAIL DO CHICHARO terão direito a banho no final da prova, nos balneários das Piscinas Municipais e Pavilhão Multiusos.
11. Abastecimentos
Haverá 3 abastecimentos: 1 de líquidos aos 4 e 2 de líquidos e sólidos aos quilómetros 8 e 18km do Trail Longo.
Para o Trail Curto haverá: 2 abastecimentos: um só de líquidos aos 4km e 1 de sólidos e líquidos aos 8 km .
Na caminhada haverá 1 abastecimento de sólidos e líquidos sensivelmente aos 7kms.
Informa-se que os abastecimentos líquidos serão dados em copos de plástico, que os atletas não poderão transportar consigo.
Na meta haverá abastecimento de liquidos e sólidos.
12. Material Obrigatório:
Material Obrigatório para todos os atletas:
Cópia de documento de identificação, Recipiente para enchimento de líquidos nos locais de abastecimento indicados pela Organização.
Material aconselhado pela Organização:
Trail - Calçado apropriado, Camelbak ou Cinto com recipiente(s) e Telemóvel.
13. Solidariedade:
Nesta edição vamos apoiar uma instituiçao Banco Social da Câmara Municipal de Alvaiázere. Assim, em todas as inscrições efectuadas retiraremos uma parte do valor que será utilizado depois na compra de bens alimentares! Além disso, todos os participantes, são convidados a no acto de levantamento dos dorsais doarem pelo menos 1 unidade de alimentos não perecíveis, à instituição que estará representada no local para os receber.
14. Diversos:
Os participantes serão responsáveis por todas as acções susceptíveis de produzir danos materiais, morais ou de saúde a si mesmo ou a terceiros, incluindo o seu próprio falecimento.
Os atletas levarão consigo um chip (pulseira) que terá de ser entregue no final, sob pena de uma taxa de penalização de 20€+IVA
A organização declina a responsabilidade em caso de acidente, negligência e roubo de valores de cada participante.
O trânsito não será cortado.
Todos os atletas e caminheiros deverão transportar consigo um telemóvel em perfeito funcionamento como medida adicional de segurança.
Todos os atletas e caminheiros, reconhecem que esta prova, é exigente a nível físico e que ainda assim se inscrevem por estarem conscientes do esforço a que obriga e à sua boa forma física.
Os casos omissos deste regulamento serão resolvidos pela comissão reguladora e não haverá recurso às decisões tomadas.
A inscrição no evento pressupõe a aceitação das regras aqui estabelecidas.
Não haverá lugar ao reembolso do valor da inscrição em caso de desistência, qualquer que seja o motivo!
Contacto:
A Organização: