Surraipas Trail 2016

regulamento

1º - APRESENTAÇÃO

A Associação Recreativa da Pocariça e o Clube de Desporto Aventura – Tough Trails Alenquer, com o apoio da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Alenquer e dos Bombeiros Voluntários de Olhalvo, realizarão no próximo dia 29 de Maio de 2016, pelas 9:00 horas, um evento denominado de "Surraipas Trail Chalenge 2016". Este evento é constítuido por uma corrida de trail running com 30 kms, por uma corrida trail running com 15 kms, e por uma caminhada com 10 kms (as distâncias mencionadas podem variar em função das condições atmosféricas). O ponto de encontro do evento é a Associação Recreativa da Pocariça (coordenadas GPS 39.106798, -9.064655).

- PERCURSOS

Trail Longo – 30 kms, percorrendo trilhos, caminhos rurais e estradões das Surraipas, maioritariamente em terra batida e em terreno acidentado, com subida acumulada de 1.132 metros. Grau 2 de classificação, de acordo com os critérios da ATRP (Associação de Trail Running de Portugal).

Partida: 9:00

Trail Curto – 15 kms, percorrendo trilhos, caminhos rurais e estradões das Surraipas, maioritariamente em terra batida e em terreno acidentado, com subida acumulada de 528 metros. Grau 2 de classificação, de acordo com os critérios da ATRP (Associação de Trail Running de Portugal).

Partida: 9:10

Caminhada – 10 kms, percorridos maioritariamente em terra batida, com percurso surpresa.

Partida: 9:15

3º - NORMA

No trail de 30 kms e no trail de 15 kms poderão participar todos os indivíduos (*) que gozem de boa saúde e se encontrem com uma preparação física e psíquica apta a esforços longos, não se responsabilizando a Organização por qualquer tipo de consequências negativas provocadas pela sua participação, aconselhando os participantes a atestarem a sua condição física pelas vias médicas adequadas.

Já a caminhada destina-se a todos os indivíduos masculinos e femininos cuja condição física o permita. Não se aconselha, no entanto, a participação a crianças menores de dez anos.

Para participar no Trail Longo ou no Trail Curto  é indispensável:

• Estar consciente das distâncias e das dificuldades específicas do Trail Running e do desnível positivo e negativo característico deste desporto;

• Ter adquirido, antes do evento, capacidades reais de autonomia em montanha, que permitam a gestão dos problemas que possam derivar deste tipo de provas;

• Conseguir enfrentar, sem ajuda externa, condições ambientais e climatéricas adversas tais como nevoeiro, chuva e frio;

• Saber gerir os problemas físicos e mentais decorrentes de fadiga extrema, problemas digestivos, dores musculares e articulares, pequenas lesões, etc;

• Estar consciente que o trabalho da organização não é o de ajudar o atleta a gerir o tipo de problemas acima descrito.

(*) A responsabilidade da participação na caminhada de crianças e jovens até aos 18 anos é da inteira responsabilidade dos pais ou encarregados de educação, sendo obrigatório o preenchimento de um termo de responsabilidade disponibilizado para o efeito na altura da inscrição, declinando a Organização qualquer responsabilidade em termos de seguro em acidentes ocorridos.

- COMPETIÇÃO

As competições destinam-se a todos os atletas, federados ou não, em representação individual ou coletiva (clubes, escolas, associações desportivas, etc.), depois de devidamente inscritos, no âmbito da corrida para todos.

5º - SEGURO

A Organização, de acordo com o Decreto Lei n.º 146/93 de 26 de Abril, é possuidora de um seguro desportivo em que estão abrangidos todos os participantes, atletas ou caminheiros (apenas os que regularizaram a sua inscrição até às 23h59 do dia 22 de Maio de 2016). O número da apólice relativa ao seguro desportivo contratado pela Organização é o , pela companhia de seguros Allianz Portugal.

6º - INSCRIÇÕES

As inscrições para o Trail 30 kms, para o Trail 15 kms e para a Caminhada só serão aceites se efetuadas através do serviço especializado de inscrições contratado pela Organização, cujo link de acesso está disponível no site oficial do evento (www.toughtrails.net/surraipas) e na página de Facebook oficial do evento. Para mais informações, é favor utilizar o endereço de e-mail ou os contactos ; ; . O pagamento da respetiva inscrição deverá ser efetuado através da referência multibanco MB enviada por e-mail pelo referido serviço de inscrições, sendo esse mesmo serviço responsável pela publicação do nome dos inscritos nas respetivas listas online. Taxas de Inscrição:

Trail 30 kms - € 15

Trail 15 kms - € 13

Caminhada 10 kms - € 10

Caminhada 10 kms + brinde (Pala de corrida) – € 11

Os montantes apresentados incluem almoço. No caso das corridas trail, está também incluída um brinde alusivo ao evento.

Outras informações/condições:

• As inscrições encerram no dia 22 de Maio de 2016 pelas 23h59 ou quando preenchidas as vagas existentes: 200 para o Trail Longo, 200 para o Trail Curto e 200 para a Caminhada.

• Não haverá lugar a inscrições no dia da prova;

• As inscrições sem pagamento efetuado ou efetuadas depois do dia 22 de Maio de 2016 não serão aceites;

• Os atletas e seus clubes são responsáveis por verificar, através das listagens de inscritos divulgadas, se todos os seus dados se encontram corretos.Só serão aceites retificações até dia 22 de Maio de 2016.

Para efeitos de pontuação por equipas, o nome do clube ou equipa tem de ser coincidente para todos os atletas de forma a que possam ser considerados da mesma equipa.Não serão devolvidas taxas de inscrição. O valor poderá reverter para outro evento com organização por parte da Associação Recreativa da Pocariça ou Clube de Desporto Aventura – Tough Trails Alenquer.

7º - SECRETARIADO E DORSAIS

O secretariado do evento funcionará das 7h30 às 8h30 de domingo, dia 29 de Maio de 2016, nas instalações da Associação Recreativa da Pocariça, concelho de Alenquer (coordenadas GPS 39.106798, -9.064655). Os dorsais dos atletas serão entregues mediante a apresentação de documento comprovativo da inscrição e documento de identificação. O dorsal do atleta é pessoal e intransmissível. Não poderá ser dobrado ou cortado e deverá ser transportado de forma perfeitamente visível durante toda a prova na parte da frente do concorrente (peito ou abdómen).

8º - PROGRAMA/HORÁRIO

7h30  Abertura do Secretariado
8h30  Encerramento do Secretariado
8h30  Controlo zero
8h45  Briefing aos atletas
9h00  Partida do Trail 30 km
9h10  Partida do Trail 15 km
9h15  Aquecimento Caminhada (mini-aula de Zumba!)
9h20  Partida da Caminhada
10h00  Chegada prevista dos primeiros atletas do Trail Curto 15 km
11h15  Chegada prevista dos primeiros atletas do Trail Longo 30 km
12h00  Início do serviço de almoço no ponto de chegada
A partir das 13h00  Classificações e cerimónia de entrega de prémios

9º - TEMPO LIMITE
Não existirá tempo limite para a conclusão do percurso de 15 km, nem para a caminhada. Contudo, o percurso de 30 km terá um tempo limite de conclusão, que será anunciado pela Organização no Facebook oficial da prova atempadamente.

10º - INFORMAÇÃO SOBRE PASSAGEM DE LOCAIS COM TRÁFEGO RODOVIÁRIO

Caberá às forças policiais e a membros da Organização (devidamente identificados com coletes refletores) a gestão e controlo do trânsito automóvel no decorrer da prova, assim como a sinalização em locais considerados. Contudo, os participantes devem ter em consideração que, apesar da presença da Guarda Nacional Republicana em alguns pontos da prova, será impossível realizar corte de tráfego rodoviário em todas as passagens. Assim, em vias onde a circulação automóvel seja possível, deverão cumprir escrupulosamente todas as normas aplicáveis aos peões, devendo ainda respeitar as áreas agrícolas e propriedades privadas, sob pena de vir a assumir potenciais danos e/ou indemnizações resultantes do seu incumprimento.

11º - MATERIAIS E SERVIÇOS INCLUÍDOS NA INSCRIÇÃO

Trail Longo e Trail Curto:

Dorsal, seguro de acidentes pessoais, brinde alusivo ao Surraipas Trail Challenge 2016, alimentos e bebidas nos postos de abastecimento, senha de almoço, banhos e brindes recolhidos pela organização até à data do evento (sujeito a confirmação).

Caminhada:

Seguro de acidentes pessoais, senha de almoço, alimentos e bebidas nos postos de abastecimento, banhos, guias.

12º - SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS

A sede da Organização será nas instalações da Associação Recreativa da Pocariça (coordenadas GPS 39.106798, -9.064655), local onde será instalada a partida e a meta e onde funcionarão todos os serviços de apoio pré e pós-prova, nomeadamente:

- secretariado;

- almoço – Servido no ponto de chegada a partir das 13h mediante apresentação da senha de refeição;

- animação musical;

- duches.

Existirá garantia de serviço ambulatório ao longo do percurso.

13º - APOIO E EMERGÊNCIA

Encontrar-se-ão ao longo do percurso elementos do staff, em locais específicos, de modo a orientar os atletas em caso de necessidade, registar ocorrências e prestar apoio em caso de necessidade. O serviço ambulatório estará a cargo da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Alenquer e dos Bombeiros Voluntários do Olhalvo, com um Plano de Evacuação e Socorro, com equipas e meios de apoio, socorro e emergência espalhadas ao longo do percurso, de forma a prestar os cuidados necessários a potenciais acidentes que possam ocorrer durante o evento.

14º - SEGURANÇA

Nunca será demais lembrar que os participantes devem pautar a sua conduta por princípios de preservação ambiental, paisagística e cultural, não devendo deixar à sua passagem qualquer vestigio da sua presença no local. Os atletas ficam obrigados a manter-se atrás da linha de partida e serem submetidos a um controlo zero tendo em vista a cronomatragem de tempos. Só é permitido o abastecimento de água ou outros produtos aos atletas nos locais indicados pela Organização, nas chamadas zonas de abastecimento. No dorsal do atleta serão indicados dois números de telefone a serem usados caso necessário. Não será permitido o estacionamento de viaturas na zona de partida e chegada, devidamente balizadas. As viaturas dos atletas devem ser estacionadas nas zonas permitidas, de forma a não perturbar a normal circulação automóvel. À organização reserva-se o direito de poder anular a prova a qualquer momento, caso as condições atmosféricas ponham em risco a integridade física dos atletas.

15º - SANÇÕES

O comportamento inadequado ou o recurso de linguagem ofensiva, como o recurso a agressão verbal ou de qualquer espécie, em todos os percursos, será alvo de advertência, expulsão ou desqualificação. Os atletas que não cumprirem as normas constantes no presente regulamento serão impedidos de participar se a infração respeitar a procedimentos prévios à partida e desclassificados se a infração respeitar a atos que ocorram durante a realização do evento. De modo a salvaguardar o direito dos atletas a reclamações, será permitida a continuidade em prova.

Será penalizado ou desclassificado todo aquele que:

a) Não complete a totalidade do percurso (desclassificado);

c) Deteriore ou suje o meio por onde passe (desclassificado);

d) Não leve o dorsal bem visível (penalização);

e) Altere ou troque o dorsal (desclassificado);

f) Ignore as indicações dos membros da Organização (penalização);

g) Tenha alguma conduta antidesportiva (desclassificado);

h) Não passe nas Zonas de Controlo e/ou não pare nos Postos de Controlo (desclassificado);

i) Utilize meios ilícitos para obter vantagem em relação a outros (desclassificado);

j) Não devolva à organização o chip de cronometragem de tempos (desclassificado);

16º - REGRAS DE CONDUTA DESPORTIVA

Todos os atos das provas deverão ser norteados por um  completo espírito de fair-play, assumindo a organização e os atletas, pelo fato de aceitarem este regulamento no ato da inscrição, aquilo que é o património cultural deste desporto emergente: respeito pelo desafio, entreajuda e respeito pelos outros concorrentes, organizadores e colaboradores; respeito pelo ambiente natural, tendo em vista um impacto ambiental nulo.

17º - METODOLOGIA DE CONTROLO DE TEMPOS

As classificações/contagens e registo de tempos serão realizados através de sistema eletrónico, sendo distribuído um dorsal a cada atleta. Os dorsais são controlados antes da partida e à chegada, sendo que cada atleta deve facilitar o acesso/visualização do seu número de dorsal sempre que solicitado por membros da Organização e/ou elementos da equipa de cronometragem. Antes da partida, todos os atletas dos trails devem deslocar-se para a zona de controle zero. A Organização não se responsabiliza pela ausência de classificação/tempo/cronometragem de atletas que não tenham comparecido na zona de controlo zero da forma solicitada pela Organização e em tempo útil.

IMPORTANTE – LIMITES DE TEMPO NA CONCLUSÃO DA PROVA DE 30 KM: haverá um tempo limite de conclusão do percurso até ao último abastecimento antes do final, pelo que a Organização anunciará atempadamente essa limitação no Facebook oficial da prova até uma semana antes da realização da mesma.

18º - ZONAS DE CONTROLO E POSTOS DE CONTROLO

Existirão ao longo do percurso Zonas de Controlo (ZC) de passagem dos atletas, não obrigando à paragem dos mesmos e servindo apenas como controlo de passagem e/ou medição dos tempos intermédios dos atletas. A não passagem de um atleta por uma destas zonas é merecedora de apreciação por parte da Organização e, caso se confirme que a mesma resulte do recurso a atalhos por parte do atleta, este será desclassificado. Poderá a Organização, face às condições atmosféricas verificadas e/ou outras variáveis, criar Postos de Controlo (PC) de passagem dos atletas, com paragem obrigatória (e tão breve quanto possível). A não paragem num destes pontos implica a desclassificação do atleta. A localização dos Postos de Controlo e Zonas de Controlo não serão do conhecimento dos atletas.

19º - ABASTECIMENTOS

A Organização responsabiliza-se pela boa hidratação de todos os atletas participantes, sendo distribuída água e fruta em todos os abastecimentos e na meta/chegada.

Por motivos ambientais, a prova decorrerá em semi-auto-suficiência com enchimento de recipientes. Não serão distribuídas garrafas de água aos atletas, estes devem encher o seu reservatório nas zonas de abastecimento, ou, em alternativa, beber água no local.

Trail Longo – 2 abastecimentos sólidos e 1 abastecimento líquido.

Trail Curto – 2 abastecimentos sólidos.

Nota: à semelhança do que aconteceu em edições anteriores, existirá reforço de abastecimento líquidos se se registar calor acima da média para a altura do ano em causa.

20º - ESCALÕES

São considerados os seguintes escalões etários:

Seniores – 18 anos a 39 anos

Veteranos A – 40 anos a 49 anos

Veteranos B – 50 anos em diante

Para o apuramento dos escalões etários é considerada a idade à data de realização da prova.

21º - CLASSIFICAÇÕES

As classificações e registo de tempos do Trail Longo e do Trail Curto serão feitos individualmente. Será elaborada uma lista classificativa geral de todos os atletas, ordenada pelo tempo gasto desde a partida até à meta.

A caminhada não terá fins competitivos, pelo que não existirão classificações e registo de tempos na mesma.

22º - PRÉMIOS

Trail Longo

• Troféus aos três primeiros da geral masculinos.

• Troféus aos três primeiros da geral femininos.

Trail Curto

• Troféus aos três primeiros da geral masculinos.

• Troféus aos três primeiros da geral femininos.

Outros prémios:

1) Será atribuído um prémio à equipa mais numerosa no conjunto de atletas presentes no Trail Longo e Trail Curto;

2) Troféu relativo à prova e outros prémios que a organização venha a angariar para todos os participantes no Trail Longo, Trail Curto e Caminhada (lembranças a confirmar pela Organização);

23º - MATERIAL RECOMENDADO

Todos os participantes nas provas deverão ter em atenção que, pela dureza da prova e dificuldades acrescidas pelas condições atmosféricas que se poderão verificar, é recomendado/aconselhável que se façam acompanhar do seguinte material:

• Manta de sobrevivência;

• Apito;

• Corta-vento;

• Telemóvel com carga completa (e saldo);

• Reservatório de líquidos

• Reforço alimentar.

O material acima indicado é importante e a Organização recomenda que todos os participante se façam acompanhar do mesmo em todos os momentos da prova. A Organização não pode ser responsabilizada por qualquer consequência decorrente da não utilização ou não presença do material acima indicado.

24º - MARCAÇÕES

O percurso estará marcado com coloridas, sendo obrigatória a passagem pelos controlos estabelecidos.

25º - RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

O atleta é o único responsável pelo transporte de todos os invólucros e resíduos naturais (mesmo que biodegradáveis), ou não naturais, provenientes de géis, barras e/ou outros. Deverá depositar os resíduos no abastecimento mais próximo, ou transportá-lo até à linha da meta.

26º - RESPONSABILIDADE SOCIAL

Decorrerá a partir das 8h, e ao longo de todo o evento, a recolha de pacotes de leite e bolachas para apoio ao Projecto Lancheira Escolar levado a cabo pela Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Alenquer, para o qual convidamos todos os atletas a contribuir. Este projecto visa a distribuição de lanches às crianças carenciadas do Concelho de Alenquer, suprindo algumas das suas necessidades mais básicas.

27º - DIREITOS DE IMAGEM

O participante autoriza aos organizadores da prova a gravação total ou parcial da sua participação na mesma, pressupõe também a sua concordância para que a organização possa utilizar a imagem do atleta para a promoção e difusão da prova em todas as suas formas (rádio, imprensa escrita, vídeo, fotografia, internet, cartazes, meios de comunicação social, etc.) e cede todos os direitos à sua exploração comercial e publicitária que considere oportuno executar, sem direito, por parte do atleta, a receber qualquer compensação económica.

28º - CASOS OMISSOS

Os casos omissos deste regulamento, serão resolvidos pela Organização, de cujas decisões não haverá recurso.

29º - INFORMAÇÕES

Como chegar

Associação Recreativa da Pocariça, Concelho de Alenquer (coordenadas GPS 39.106798, -9.064655).

De Lisboa: Seguir a A1 em direcção ao Porto, sair na saída “Alenquer / Azambuja”. Seguir na direção de Olhalvo.

De Santarém: Seguir a A1 em direcção a Lisboa, sair na saída “Alenquer / Azambuja”. Seguir na direção de direção de Olhalvo.

De Torres Vedras: Seguir em direcção a Merceana / Alenquer. Seguir na direção de direção de Olhalvo.

Locais a visitar

http://www.cm-alenquer.pt/custompages/showpage.aspx?pageid=7df62477-acd6-4f35-9f47-21ec0380b6ea&m=b86

http://www.cm-alenquer.pt/custompages/showpage.aspx?pageid=ff577c73-ff1f-4782-8ab8-e323b9e41251&m=b64

30º - ACEITAÇÃO DO REGULAMENTO

O presente regulamento segue as normas e recomendações da ATRP (Associação de Trail Running de Portugal). Todos os participantes, pelo facto de efetuarem a sua inscrição no Surraipas Trail Challenge 2016, aceitam o presente regulamento. Este regulamento pode ainda ser alterado de modo a que fique mais completa a informação.