1. ORGANIZAÇÃO
1.1. A organização do VI Trail Montes Saloios cabe ao Motoclube TT Montes Saloios, com sede em Covas de Ferro.
1.2. O VI Trail Montes Saloios é um evento lúdico/desportivo: o principal objetivo é a conjugação do espírito de aventura na natureza e o desporto.
1.3. Realizar-se-á no dia 12 de Fevereiro de 2017, pelas 9h00 e será constituído por quatro provas:
1.4. Sempre que a organização o entender e a segurança dos participantes o justificar, poderão ser alterados os percursos previamente estabelecidos.
1.5. Sítios na internet de divulgação oficial do evento:
1.6. Contactos da organização do evento:
2. A PROVA
2.1. As provas de trail e a caminhada terão o seu início e chegada no Pavilhão Gimnodesportivo, em Covas de Ferro.
2.2. As provas de trail terão início às 9h00. A partida para a caminhada será dada às 9h15.
2.3. O tempo limite para concluir as provas é de 5 horas, sem prejuízo da organização, caso o entenda, permitir a classificação de atletas que terminem a prova fora do tempo limite.
2.4. Durante as provas, os atletas irão encontrar vários tipos de piso: terra, areia, galhos de árvore, pedras, água e alcatrão (pouco).
2.5. Existirão ao longo de todo o percurso marcações feitas com fitas de sinalização com o logo do Montes Saloios Eventos colocadas em elementos da natureza ou outros, que serão reforçadas com placas de madeira, tintas ou outros sempre que exista uma alteração do sentido da marcha ou divisão de provas.
2.6. Nunca avance mais de 100 metros sem ver qualquer tipo de sinalização. Se isso acontecer volte para trás até encontrar a última sinalização. Caso não consiga encontrar a continuidade da sinalização, entre imediatamente em contato com organização, para o número impresso no seu dorsal.
2.7. Os atletas deverão cumprir o percurso estipulado, não falhando nenhum dos postos de controlo intermédio que irão existir ao longo do percurso, sob pena de serem desclassificados.
2.8. O controlo dos tempos de partida, intermédios e final, será feito através de chip. Ao longo do percurso existirão diversos controlos intermédios (estão previstos três) onde os atletas terão obrigatoriamente que parar a fim de ser registada a sua passagem. A ordem de chegada ao controlo intermédio deverá ser respeitada. Para além dos controlos intermédios, poderão também existir fotógrafos estrategicamente colocados.
2.9. Nos controlos intermédios poderá ser feita a verificação de equipamentos obrigatórios e ser atestado o bem-estar do atleta, sempre que o mesmo suscite dúvidas.
2.10. A organização reserva-se o direito de alterar a qualquer momento o percurso e a posição dos postos de controlo ou abastecimento, sem aviso prévio.
2.11. Em caso de condições climatéricas que a organização considere fortemente adversas, a partida poderá ser cancelada.
2.12. Durante o evento caso se assista a um agravamento das condições climatéricas ou por razões de segurança, a organização reserva-se ao direito de modificar as barreiras horárias e, ou, de suspender, reduzir, neutralizar ou parar o evento.
2.13. Caso se verifiquem as condições mencionadas em 2.11 e 2.12, não haverá direito a reembolso quer das verbas pagas pelos participantes quer das verbas já atribuídas e/ou a atribuir pelos patrocinadores.
2.14. O número de contacto da organização estará impresso no dorsal e deverá ser igualmente gravado antecipadamente no telemóvel do participante.
2.15. Grande parte do percurso irá desenrolar-se em caminhos privados. Por este motivo, não será possível disponibilizar o track GPS do percurso.
3. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
3.1. A participação no trail longo e no trail curto é aberta a qualquer participante maior de 18 anos, desde que completados durante o ano de 2017. A caminhada estará aberta a maiores de 16 anos, ou menores de 16 anos desde que acompanhados pelos pais.
3.2. Todos os participantes deverão encontrar-se em perfeitas condições de saúde e ter plena consciência da extensão e especificidade da prova. Deverão igualmente ter adquirido uma real capacidade de autonomia pessoal para gerir as dificuldades e problemas que desta possam advir.
3.3. Os participantes deverão informar a organização do evento de qualquer problema de saúde que tenham, para conhecimento prévio dos primeiros socorros, caso necessite, tais como: diabetes, hipertensão, asma e outros;
3.4. O atleta deve assegurar que tem, em qualquer momento da prova, a hidratação e alimentação necessárias para chegar até ao final do evento.
3.5. Só é permitida ajuda externa aos atletas nos postos de abastecimento. Durante o percurso só é permitida a entreajuda entre os participantes se ambos se encontrarem ainda em prova.
3.6. Os atletas deverão respeitar todas as instruções dos elementos envolvidos na organização das provas.
3.7. Os participantes serão responsáveis por todas as ações suscetíveis de produzir danos materiais, morais ou de saúde a si mesmos e/ou a terceiros. À organização não poderão ser imputadas quaisquer responsabilidades no que respeita a acidentes e suas consequências, quer tenham sido causadas pelos atletas, quer tenham sido estes as vítimas, quer provenham ou não de veículos com os quais se cruzem no percurso. Do mesmo modo não será imputada à organização qualquer responsabilidade quanto às consequências de infração às leis, regulamentos e códigos em vigor, as quais deverão ser suportadas pelos infratores. Assim, a organização apenas se responsabiliza pelo âmbito do seguro contratado, de acordo com as garantias e as cláusulas deste.
3.8. Os participantes devem deixar o percurso no estado em que o encontraram, nomeadamente, não deixar lixo, não alterar os elementos da natureza, não remover ou alterar os elementos de sinalização colocados pela organização, sob pena de serem desclassificados.
4. ABASTECIMENTOS
Todos os atletas são responsáveis pela sua própria hidratação e alimentação. Contudo, a organização do evento irá disponibilizar os seguintes abastecimentos:
Trail Longo e “Amor nos Montes”
KM |
LOCAL |
TIPO |
8 km |
Casal das Corgas |
Líquidos e sólidos |
14 km |
Moninhos |
Líquidos |
21 km |
Vale do Inferno |
Líquidos e sólidos |
Trail Curto e Caminhada
KM |
LOCAL |
TIPO |
8 km |
Casal das Corgas |
Líquidos e sólidos |
No final da prova, haverá um abastecimento de sólidos e líquidos para os atletas de todas as provas, em que não faltará a sopinha revigorante!
5. MATERIAL OBRIGATÓRIO
6. INSCRIÇÕES
6.1. As inscrições serão realizadas individualmente (mesmo a inscrição Amor nos Montes) on-line no sítio da internet: http://montessaloios.offcrono.pt
6.2. As taxas de inscrição incluem IVA à taxa em vigor.
6.3. As inscrições efetuadas depois das datas referidas não serão aceites.
7. TAXAS DE INSCRIÇÃO
PROVA |
ATÉ 16-12-2016 KIT PRESENTE DE NATAL (*) |
De 17-12-2016 a 31 -12-2016 |
De 01-01-2017 a 05-02-2017 |
TRAIL LONGO - 26KM |
11,00€ |
13,50€ |
15,00€ |
AMOR NOS MONTES – 26KM (duas inscrições com t-shirts personalizadas) |
22,00€ |
27,00€ |
30,00€ |
TRAIL CURTO – 11 KM |
11,00€ |
13,50€ |
15,00€ |
CAMINHADA |
7,50€ |
9,00€ |
10,00€ |
(*) Para inscrições até 16 de Dezembro, possibilidade de surpreender alguém com um bonito Kit de Natal composto pela t-shirt da prova e um dorsal provisório (que deverá ser trocado pelo dorsal definitivo junto do secretariado da prova no dia do evento) e outras surpresas… O Kit de Natal poderá ser levantado em Covas de Ferro bastando para tal contactar um dos organizadores a fim de combinar hora de entrega ou poderá ser enviado por correio mediante o pagamento dos respetivos portes. Para oferecer ou para colocar na própria árvore de Natal, só tem que saber os dados da pessoa que pretende surpreender. Sócios Moto Clube TT Montes
Sócios Moto Clube TT Montes Saloios com quotas atualizadas Até 05-02-2017 |
|||
TRAIL LONGO |
AMOR NOS MONTES (duas inscrições com t-shirts personalizadas) |
TRAIL CURTO |
CAMINHADA |
9,00€ |
18,00€ |
9,00€ |
7,00€ |
8. KIT DE INSCRIÇÃO
O kit de inscrição é constituído por:
9. ALTERAÇÕES/REEMBOLSOS/DORSAIS
9.1. Alteração de prova ou transferência de dorsal para outra pessoa deverá ser requerida exclusivamente para o e-mail: (jamais pelo telefone) até o dia 5 de fevereiro de 2017. Depois desta data só serão permitidas alterações das provas de trail para a caminhada.
9.2. Não existe direito a reembolso das taxas de inscrição.
9.3. Não são permitidas alterações de caminhada para qualquer prova de trail, salvo instruções da organização em contrário.
9.4. O dorsal é pessoal e intransmissível. A violação deste princípio implica a desclassificação do seu portador e do seu efetivo titular. Não se esqueça que o seguro está direcionado à pessoa originalmente inscrita não se responsabilizando a organização por qualquer acidente que ocorra com um atleta que envergue um dorsal que não lhe foi atribuído.
9.5. O dorsal deverá estar visível durante o decorrer de toda a prova. Caso tal não aconteça, o atleta será desclassificado.
10. LEVANTAMENTO DE DORSAIS/SECRETARIADO DA PROVA
10.1. O secretariado do evento funcionará nas instalações da Liga dos Amigos de Covas de Ferro, no seguinte horário:
10.2. Os dorsais individuais deverão ser levantados pelo próprio mediante a apresentação do e-mail com a confirmação da inscrição.
10.3. O conjunto dos dorsais de equipa deverão ser levantados em bloco por um responsável da mesma.
11. PRÉMIOS
11.1. Trail longo e trail curto, troféu individual para os três primeiros atletas masculinos e femininos a passar a meta.
11.2. Trail longo e trail curto, troféu individual para os três primeiros classificados de cada escalão.
11.3. Trail longo e trail curto, troféu para as três equipas melhor classificadas. Para pontuar em equipa é necessário um mínimo de quatro participantes, contando para a classificação o tempo efetuado pelos quatro primeiros/as atletas de cada equipa, classificados/as na geral. A equipa vencedora será a que somar um tempo de prova inferior.
11.4. Troféu Especial “Amor nos Montes”. Apesar de todos os atletas serem classificados individualmente, os inscritos neste troféu terão também a oportunidade de se classificarem enquanto duplas. Para tal, bastará que atravessem a meta juntos. Os três primeiros casais que o façam subirão ao pódio.
11.5. Os prémios são pessoais e intransmissíveis e só serão entregues aos participantes que se apresentem pessoalmente na cerimónia da entrega de prémios. Os prémios não são cumuláveis, excepto os troféus.
11.6. A entrega dos prémios será efetuada após a chegada dos três primeiros atletas da classificação geral masculina/feminina, dos três primeiros atletas de cada escalão e dos três primeiros casais participantes no “Amor nos Montes”.
12. ESCALÕES
ESCALÃO |
CARACTERÍSTICA |
Sub 23 |
Dos 18 aos 22 anos |
Seniores |
Dos 23 aos 39 anos |
Veteranos I |
dos 40 aos 44 anos |
Veteranos II |
dos 45 aos 49 anos |
Veteranos III |
dos 50 aos 54 anos |
Veteranos IV |
dos 55 aos 59 anos |
Veteranos V |
dos 60 anos em diante |
Os escalões serão idênticos para masculinos e femininos. Os limites de idades serão calculados em função do dia da prova.
13. OUTRAS INFORMAÇÕES E SEGURANÇA DA PROVA
13.1. Todos os atletas no ato de inscrição confirmam que concordam com o presente regulamento.
13.2. Todos os anexos e aditamentos ao presente regulamento publicados pela organização do evento terão força de lei e deverão ser acatados tal como se do regulamento se tratassem. Serão publicados nos locais oficiais de divulgação do evento.
13.3. Por questões de segurança, a organização poderá em qualquer ponto do percurso obrigar os atletas a serem transportados para o ponto final da etapa ou dar instruções para seguirem, de forma segura, um percurso alternativo até ao final da etapa.
13.4. Existindo no percurso atravessamento ou circulação em vias públicas, em estrada ou fora de estrada, acessos e serventias de propriedades, caminhos privados, não estando o percurso fechado para o evento e existindo uma forte afluência de praticantes desta e outras modalidades, devem os participantes ter atenção ao facto de poder haver veículos, motorizados ou não, pessoas e animais a circular no percurso. Nestas situações deverá ser cumprido o código da estrada e, quando esse não se aplique, respeitar a livre circulação de todos.
13.5. Numa adversidade, acidente ou falência física, a decisão da organização ou do pessoal médico é soberana e sem qualquer recurso. O atleta terá que se submeter à sua autoridade.
13.6. A decisão, por qualquer motivo, de desistência do evento, deverá ser de imediato comunicada à organização, pessoalmente ou por telefone. No caso de desistência sem o devido aviso à organização, que cause uma operação de busca e resgate, o custo relativo a esse procedimento será imputado a quem negligenciou o dever de informar a sua desistência. Sempre que possível a desistência deverá ser feita num posto de controlo ou de abastecimento. A organização disponibilizará transporte desde o ponto de desistência até à chegada. É essencial que os participantes ajudem qualquer pessoa em perigo e alertem o posto de controlo ou de abastecimento mais próximo ou contactem a organização.
14. IMAGEM
14.1. A organização do VI Trail Montes Saloios, respectivos patrocinadores e as entidades que colaboram na organização deste evento desportivo, reservam-se o direito de utilizarem livremente sob todas as formas, a imagem dos concorrentes, assim como os resultados por eles obtidos. O evento poderá ser filmado e fotografado pela organização e jornalistas para posterior aproveitamento publicitário.
14.2. Os participantes que tiverem alguma restrição quanto ao uso da sua imagem deverão notificar a organização com antecipação e por escrito. Caso contrário, estarão automaticamente a autorizar o seu uso, sem direito a receber compensação financeira por parte da organização.
15. CONSIDERAÇÕES FINAIS
15.1. A organização reserva-se o direito de aplicar sanções que poderão ir da desclassificação à exclusão da prova, a qualquer atleta que não respeite o espírito do presente regulamento, ou que, de qualquer forma, prejudique o bom nome, imagem ou prestígio da prova ou de qualquer dos seus promotores.
15.2. A organização declina toda e qualquer responsabilidade em caso de negligência e/ou roubo dos objetos e valores de cada participante.
15.3. Qualquer alteração ao presente regulamento será comunicada aos participantes por correio eletrónico ou publicada nos sítios da internet dedicados ao evento.
15.4. Qualquer reclamação em relação ao evento, classificação, etc. só será aceite até 60 minutos após o tempo limite da prova, exclusivamente para o e-mail , reservando-se a organização ao direito de resposta num prazo de 72 horas sem possibilidade de recurso.
15.5. Os resultados do evento serão considerados provisórios até 72 horas após o término do mesmo.
Acima de tudo, divirtam-se e cuidado porque a Besta continua por aqui.
________________________________
Alterações realizadas ao presente regulamento após primeira publicação.