Condições de Participação
Idade de participação nas diferentes provas
O Trail do Dragão é um evento desportivo organizado pela Junta de Freguesia de Arrabal e consiste numa prova de trail running pelos caminhos e trilhos da freguesia do Arrabal, a realizar no dia 18 de Setembro de 2016.
Serão admitidos para o Trail Longo (30km) e Trail Curto (15km) todos os atletas de ambos os sexos com idade igual ou superior a 18 anos à data de realização da prova.
Para a caminhada serão admitidos todos os participantes sem qualquer restrição de idade.
Inscrição regularizada
A inscrição é considerada regularizada quando preenchido o formulário de inscrição online, com os dados corretos e após confirmação do pagamento eletrónico efetuado. Em caso de desistência por qualquer razão, a partir do dia 1 de Setembro o valor da inscrição não será devolvido ao atleta.
Condições físicas
Para a realização das provas de Trail Longo e Curto aconselha-se a todos os participantes que se apresentem em condições físicas e psicológicas adequadas para a realização de uma prova de grau de dificuldade médio a elevado. A prova será realizada maioritariamente em single tracks, com troços de inclinação significativa e com presença de muita pedra solta.
Definição de possibilidade de ajuda externa
Não é permitido qualquer tipo de ajuda externa aos participantes.
Colocação de dorsal
O dorsal deverá ser colocado no peito de forma bem visível durante toda a prova.
Regras de conduta desportiva
Adoptar uma atitude positiva perante o meio ambiente.
Prestar auxílio a quem dele precise.
Cumprir na íntegra todo o traçado balizado e seguir as indicações colocadas para o efeito.
Conhecer e respeitar este regulamento.
Prova
Apresentação da(s) Prova(s)/Organização
A Junta de Freguesia de Arrabal organiza a 18 de Setembro de 2016 a 3ª edição do Trail do Dragão. A prova realiza-se na sua totalidade nos trilhos e caminhos da freguesia de Arrabal, atravessando locais emblemáticos de beleza paisagística singular como o Vale Maior, Costa Castelhana e a mata da Curvachia.
Programa/Horário
7:00 Abertura do secretariado
8:45 Controlo “0” Trail Longo
9:00 Partida do Trail Longo
9:15 Controlo “0” Trail Curto
9:30 Partida do Trail Curto e Caminhada
12:30 Inicio Almoço
13:00 Entrega de Prémios
14:00 Final da Prova
2.3 Distância/Altimetria/Categorização de dificuldade ATRP
Distância
Trail Longo – 27,73Km
Trail Curto – 16,78km
Nota: a organização pode alterar a quilometragem das provas caso necessário (segurança dos atletas); neste caso os atletas serão devidamente informados.
Altimetria
Trail Longo
Subida acumulada - 933m
Descida acumulada - 922m
Diferença de altitudes - 162m
Trail Curto
Subida acumulada - 502m
Descida acumulada- 501m
Diferença de altitudes- 151m
Categorização de dificuldade
Trail Longo – Grau 2
Trail Curto –Grau 2
2.4 Mapa/Perfil Altimétrico/Descrição do Percurso
Mapa Trail Longo
Mapa Trail curto
Perfil Altimétrico Trai Longo
Perfil Altimétrico Trail Curto
Descrição do Percurso:
A prova decorrerá essencialmente por trilhos e caminhos florestais, dentro da freguesia de Arrabal, tendo como principais particularidades a mata densa e o emblemático carvalho da Curvachia, o Vale Maior pela diversidade de paisagens, alternado o verde denso com pedra árida e a passagem à entrada da Gruta da Costa Castelhana.
Todo o percurso será balizado com fita sinalizadora vermelha e branca, com sinalização vertical constituída por sinais direccionais, informações de perigo, informação da distância percorrida, para além da presença de voluntários distribuídos ao longo do percurso.
A sinalização encontra-se distribuída no máximo de 50m em 50m, pelo que, sempre que o atleta percorra uma distância superior à indicada sem encontrar qualquer sinalização, deverá retornar ao local da última sinalização encontrada.
2.5 Tempo limite
O Trail Curto terá uma duração máxima de 3h30 enquanto o Trail Longo terá uma duração de 5h00, dando-se como terminada a prova às 14:00.
Não existirá tempo limite definido para a passagem nos postos de controlo.
2.6 Metodologia de controlo de tempos
O controlo de tempos será realizado através da leitura electrónica de um chip (pulseira) que os atletas transportarão no pulso, sendo obrigatória a sua validação em todos os postos de controlo.
Existirá também um controlo manual de suporte como complemento do controlo eletrónico.
2.7 Postos de controlo
(Não será revelado)
2.8 Locais dos abastecimentos
(revelado mais próximo da prova)
NOTA: os abastecimentos serão compostos por sólidos e líquidos; caso as condições climatéricas assim o justifiquem serão colocados abastecimentos líquidos adicionais nos locais a definir;
2.9 Material obrigatório/Verificações de material
Não existe obrigatoriedade de uso de material adicional. No entanto aconselha-se a utilização de telemóvel com bateria e saldo para casos de emergência, apito e reservatório de água.
2.10 Informação sobre passagem de locais com tráfego rodoviário ou ferroviário
O percurso foi definido procurando minimizar a interacção dos atletas com o tráfego rodoviário. Contudo, nem sempre foi possível. O tráfego automóvel não será interrompido pelo que vigorará as regras do Código da Estrada.
Serão distribuídos voluntários devidamente identificados com colete reflector em todas as travessias de estradas com tráfego automóvel para auxiliar os atletas.
2.11 Penalizações/Desclassificações
Os atletas consideram-se desclassificados sempre que se verificarem as seguintes situações:
- Não registem a sua passagem em algum dos postos de controlo;
- Não devolvam o chip (pulseira) no final da prova ficando na obrigatoriedade de pagamento de 30€ em caso de extravio;
- Não sigam as marcações do percurso de forma deliberada com o objectivo de atalhar;
- Não respeitem os colegas e os demais intervenientes na prova;
- Tenham comportamento poluidor do meio ambiente;
- Excedam o tempo limite definido;
2.12 Responsabilidades perante o atleta/participante
A organização garante a realização de uma prova ajustada à categorização de dificuldade ATRP definida. Garante ainda a legibilidade do percurso assim como oferecer a oportunidade de conhecer a freguesia do Arrabal e alguns dos seus locais mais bonitos.
2.13 Seguro desportivo
Todos os participantes irão estar cobertos por um seguro desportivo. (detalhes e apólice de seguro revelada mais próximo do evento)
Inscrições
Processo de inscrição
A inscrição será realizada exclusivamente online em http://dragao2016.offcrono.pt. Após o preenchimento do formulário deverá ir à aba PARA PAGAR de modo a receber no seu e-mail a referência para pagamento no Multibanco (MB). Pode pedir referência para uma ou mais inscrições de cada vez.
PARA EQUIPAS: inscrever cada atleta individualmente (muitos já estarão na base de dados do site) e no final ir à aba PARA PAGAR e selecionar toda a equipa e clicar PAGAR, vai ser solicitado um e-mail para onde será enviada a referência a pagar de todos os atletas da equipa.
A veracidade dos dados fornecidos no ato de inscrição é da responsabilidade do participante ou da equipa que o inscreve.
Este ano irá haver opção de almoço no local, mediante pré inscrição (vagas limitadas).
Caso necessite de recibo é necessário avisar a organização atempadamente para ser entregue no dia da prova no levamento do dorsal.
Em caso de dúvidas ou necessidade de esclarecimentos adicionais contactar:
Valores e períodos de inscrição
As inscrições nas provas terão os seguintes valores:
Trail Longo (30 km): 12€
Trail Curto (15 km): 10€
Caminhada: 6€
Almoço atleta/caminheiro: 5€
Acompanhante: 7,5€
Serão aceites inscrições até que seja atingido o limite de 500 inscritos (atletas + caminhantes):
Inscrições abertas até 10 de Setembro (23h59) ou até esgotarem.
Haverá almoço pago à parte conforme indicações acima referidas.
Condições de devolução do valor de inscrição
Em caso de desistência da prova não será efectuada a devolução do valor de inscrição salvo se a mesma for comunicada até dia 1 de Setembro.
Material incluído com a inscrição
A inscrição na prova dá direito ao kit de atleta que será composto por t-shirt técnica (Trail) ou t-shirt de algodão (Caminhada), lembrança de participação, seguro desportivo, marcações, abastecimentos, massagens (trail).
Secretariado da prova/horários e locais
Secretariado:
Junta de Freguesia de Arrabal
Rua José Bernardino Crespo, 23
2420-009 Arrabal
Coordenadas GPS:
39º41’48,35’’N
8º41’27.29’’O
Horário:
7:00 Abertura do secretariado
8:50 Controlo “0” Trail Longo
9:00 Partida do Trail Longo
9:20 Controlo “0” Trail Curto
9:30 Partida do Trail Curto e Caminhada
12:30 Inicio Almoço
13:00 Entrega de Prémios
14:00 Final da Prova
Serviços disponibilizados
Os atletas terão ao seu dispor, para além do kit de atleta, duche de água quente no final da prova e massagens de recuperação.
Categorias e Prémios
Definição, data, local e hora de entrega de prémios
Os prémios serão entregues junto ao local do final da prova, no dia 18 de Setembro pelas 13h.
Definição das categorias etárias/sexo/individuais/em equipas
Serão premiados os 3 primeiros classificados de cada escalão, no Trail Longo e no Trail Curto (Masculinos e Femininos) assim como o 1º classificado da geral de cada prova.
Poderá ser pedido aos atletas que comprovem a sua idade.
Será premiada a equipa que apresentar o maior número de inscritos no Trail (Curto + Longo)
Os prémios não levantados no dia da prova, ou a ausência dos premiados, na referida cerimónia, entendem-se como renúncia aos mesmos, revertendo para a Organização.
Idade em 18 de Setembro de 2016
Masculinos
M18 – dos 18 aos 39 anos
M40 – dos 40 aos 49 anos
M50 – dos 50 aos 59 anos
M60 – com 60 ou mais anos
Femininos
F18 – dos 18 aos 39 anos
F40 – dos 40 aos 49 anos
F50 – com 50 ou mais anos
Prazos para reclamação de classificações
Os atletas terão 30 minutos para apresentar a reclamação da classificação, contados a partir do momento da afixação dos Resultados Oficiais.
Informações
Como chegar
Pela Autoestrada A1 :
Tome a saída em direcção a Leiria/Tomar/Ourém/N113
Siga pela N113 e vire à direita em direção a Martinela/Arrabal
Siga pelo CM1245 até Arrabal
NOTA: existirão placas de sinalização indicativas do local do III Trail do Dragão
Onde ficar
A organização do III Trail do Dragão disponibiliza (a quem o solicitar) solo duro para dormidas. Para isso entrar em contacto com a organização através dos contactos disponibilizados
Locais a visitar Etnográfico do Freixial
Museu Etnográfico do Freixial
É um espaço que oferece aos visitantes o contacto com o mundo ligado à agricultura e às actividades tradicionais através da reconstituição de uma habitação rural do final do século XIX.
Apresentando uma exposição temática resultante do vasto espólio recolhido pelo Rancho Folclórico do Freixial ao longo da sua existência, o Museu revive o dia-a-dia das gentes que sobreviveram numa economia de subsistência, em tempos difíceis, onde o ofício do carpinteiro era tão importante como o do ferreiro, do serrador, do pedreiro ou da tecedeira. A casa assume-se, assim, como um museu vivo, onde se desvendam os mistérios da história de um povo e se perpetua a sua memória e identidade cultural.