2ª Volta ao Concelho de Évora - Cycling Road

regulamento

1 – A 2ª VOLTA AO CONCELHO DE ÉVORA é um evento de ciclismo para todos, definido pela Federação Portuguesa de Ciclismo como Prova Aberta a atletas federados e não federados, sendo obrigatório o cumprimento deste regulamento, bem como as regras do Código da Estrada. É organizado pelo Clube de Ciclismo de Évora, com o apoio da Câmara Municipal de Évora e outras entidades públicas e privadas. O principal objectivo deste evento desportivo é a atracção de atletas a esta cidade Património Mundial para a participação numa prova que se quer manter no futuro e que alia a prática do desporto, a diversão, o turismo, mas também a competição com a entrega simbólica de troféus – não monetários - aos vencedores de cada escalação.

2 – Os escalões são os seguintes:

Sub 23 – ciclistas entre 18 e 22 anos

Elites – ciclistas entre 23 e 29 anos

Masters 30 - ciclistas entre 30 e 39 anos

Masters 40 - ciclistas entre 40 e 49 anos

Masters 50 - ciclistas entre 50 e 59 anos

Masters 60 - ciclistas com mais de 60 anos

Femininos (escalão único). A adição de outros escalões depende do número de inscrições suficientes para pódio.

3 – A organização irá entregar troféus aos primeiros três classificados da geral e de cada escalão num pódio colocado junto à meta e em hora que será oportunamente divulgada.

4 – A 2ª VOLTA AO CONCELHO DE ÉVORA irá realizar-se no dia 25 de Setembro de 2016 (domingo) com início às 09h30, em Évora, no Rossio de São Brás. Este evento irá integrar o programa Bikevora que terá ao longo do fim-de-semana um conjunto de actividades ligadas ao ciclismo. A partida oficial da 2ª VOLTA AO CONCELHO DE ÉVORA, com andamento livre, será posteriormente dada pelo director da prova à saída da cidade de Évora já em plena estrada nacional.

5 – A  2ª VOLTA AO CONCELHO DE ÉVORA terá uma distância única de 118 kms. Todo o percurso terá acompanhamento das forças policiais e sinalética com indicação do trajecto.

6 – No evento são apenas permitidos veículos de duas rodas sem motor (bicicleta de estrada, bicicleta de montanha)

7 – A meio do percurso poderá ficar instalada uma meta volante com prémios para os primeiros três ciclistas a passar nesta meta. 

8 – O controlo de tempos é registado na meta final através de frontal com chip individual que será entregue a cada ciclista e que deverá ser colocado visível no guiador da bicicleta. O uso é obrigatório.

9 – Durante o percurso haverá pontos de abastecimento de líquidos e sólidos.

10 – A organização irá também colocar entre o quilómetro 70 e 80, em local que será oportunamente divulgado aos participantes, um posto de controlo para fechar o circuito. Todos os participantes que chegarem a esse posto de controlo com 4 horas de prova não serão sujeitos a classificação e o restante percurso será realizado em autonomia fora do âmbito da prova, sem vigilância das autoridades e da organização.

11 – Ao longo do percurso haverá assistência dos bombeiros como também carros de apoio da organização.

 

INSCRIÇÕES

12 – A prova terá um limite de 500 participantes, mas só será realizada se à data de 15 de Setembro estiverem pelo menos 150 ciclistas inscritos com pagamento efectuado.

13 – O pagamento é de 12 euros por ciclista. Deve ser efectuado por Multibanco, recebendo o inscrito uma referência para pagamento. Depois de efectuado o pagamento, é atribuído um número de dorsal e a inscrição é considerada definitiva não havendo devolução do valor. A inscrição só poderá ser transmitida a outra pessoa desde que comunicada à organização até 20 de Setembro.

14 - A participação é permitida a ciclistas maiores de 16 anos desde que entreguem, no caso de ciclistas com 16 e 17 anos, uma autorização para participar na prova assinada pelo encarregado de educação. Os participantes devem encontrar-se fisicamente e clinicamente aptos para a prova.

15 – As inscrições são aceites até 21 de Setembro às 23h59.

16 – A inscrição inclui dorsal de uso obrigatório, seguro, abastecimento, chip electrónico de controlo de tempos, seguro de acidentes pessoais, banho no final do evento e brindes.

17  – Não será aceite a inscrição de ciclistas a cumprir castigo da respectiva federação nacional por uso de substâncias dopantes.

CONTROLO DE TEMPOS + PROGRAMA/SECRETARIADO

18 – A cronometragem do tempo para cada ciclista será realizada por uma empresa através do sistema de chip electrónico intransmissível e de uso obrigatório no guiador da bicicleta. Todos os ciclistas deverão passar sob o pórtico de partida, sob pena de o chip não ser activado e o seu tempo não ser cronometrado.

19 – A partida é às 09h30 no Rossio de São Brás. A abertura do controlo 0 a partir das 08h45. A ordem de partida é feita pela chegada ao local dos ciclistas.

20 – O percurso irá passar por várias estradas nacionais e municipais dos concelhos de Évora e Arraiolos. A chegada é na Praça do Giraldo, em Évora.

21 – Durante a prova é expressamente proibida a circulação de viaturas de equipas ou de particulares durante o percurso.

22 – Os participantes deverão transportar consigo material necessário para uma reparação mecânica ou furo.

23 – A todos os participantes da 2ª VOLTA AO CONCELHO DE ÉVORA é exigido o cumprimento das ordens prestadas pelos militares da GNR ou agentes da PSP que vigiam a segurança da prova. É obrigatório o uso de capacete e o cumprimento das leis do Código da Estrada, uma vez que a prova percorre estradas abertas ao trânsito, sendo exigido que o participante circule o mais à direita possível. Quem não cumprir estas regras será expulso da prova, sendo também excluído de futuros eventos.

24 – Para levantamento dos dorsais, chip e brindes o secretariado irá realizar-se num espaço cedido pela Câmara Municipal de Évora que será oportunamente anunciado no site do Clube de Ciclismo de Évora (www.ccevora.com) e na página do Facebook. Nestas plataformas será também indicado os locais para banhos e outras informações sobre a prova como percurso, altimetria, entre outros.

25 – O secretário irá funcionar no dia 24 de Setembro entre as 18h00 e as 22h00. No dia 25 de Setembro entre as 07h45 e as 08h45.

26 - A organização não poderá ser responsabilizada por qualquer acidente que o participante possa causar ou ser vítima, nem ser responsabilizada por perda ou deterioração de objectos pessoais sob qualquer circunstância. Ao participante que sofra um acidente durante a prova é exigido que comunique essa ocorrência num prazo máximo de 3 dias para que se possa fazer a participação ao seguro.

27 – A organização reserva-se o direito de efectuar as modificações que considerar oportunas, no percurso ou ao programa, sempre e quando se justificarem.

28 - A aceitação deste regulamento autoriza a organização a captar e usar a imagem do participante para promoção e divulgação da imagem da 2ª VOLTA AO CONCELHO DE ÉVORA sob todas as suas formas (impressa, cartazes, etc). Todos os direitos relativos à exploração comercial e publicitária são também cedidos à organização, sendo que o Clube de Ciclismo de Évora se compromete ao participante o total respeito pela lei de protecção de dados.

29 – Os participantes serão penalizados caso desrespeitem o Código da Estrada, bem como as indicações dos elementos da organização (vestidos com pólo cinzento do Clube de Ciclismo de Évora) e das forças de segurança, desrespeitem a passagem pelo ponto de partida, que seja detectados a poluir o ambiente, que disponham de carro próprio em apoio à prova a circular pelo percurso e que desrespeitem de uma forma geral este regulamento.
 

30 - A organização não se responsabilizará caso ocorra uma intempérie ou outro motivo de força maior que obrigue ao cancelamento da prova. Todos os casos omissos e excepcionais serão analisados pela organização.