I – ÂMBITO
A Associação 10 KM de Tagarro, com o apoio da Câmara Municipal de Azambuja, Junta de Freguesia de Alcoentre e Associação Desportiva e Cultural de Tagarro, no dia 27 de agosto de 2016, promove a realização da 13.ª Edição dos 10 KM de TAGARRO e a 2.ª Caminhada dos 10 KM de TAGARRO.
II - DISTÂNCIA
A 2.ª Caminhada dos 10 KM de TAGARRO terá uma distância de 5.000 metros.
A 13.ª Edição dos 10 KM de TAGARRO, terá a distância de 10.000 metros certificada pela CNEC/FPA.
III – DESTINATÁRIOS
Os participantes devem reunir condições de saúde necessárias à prática desportiva, os quais assumem com a inscrição que se sentem física e psicologicamente preparados para participar na prova ou caminhada.
A 2.ª Caminhada dos 10 KM de TAGARRO, na distância de 5 kms é destinada a todas as classes etárias depois de devidamente inscritos e não tem qualquer fim competitivo.
A 13.ª Edição dos 10 KM de TAGARRO destina-se a atletas federados ou não, sem distinção de sexo ou nacionalidade, depois de devidamente inscritos e desde que a sua idade esteja compreendida nos Escalões, ver Artigo IX do presente Regulamento.
IV - PARTIDAS E PERCURSOS
A 2ª Caminhada dos 10 Km de Tagarro realizar-se-á com duas partidas diferenciadas:
- às 10h30 - para os habitantes de Tagarro, que queiram participar como voluntários na organização da prova, dando-lhes assim a possibilidade de faerem também a Caminhada num horário ajustável. O percurso a utilizar será informado no local da partida.
- às 18h00 - para todos os restantes participantes. Neste caso, os participantes na Caminhada devem colocar-se imediatamente atrás dos participantes na Corrida - 10 Km e o tiro de partida será dado em simultâneo para as duas provas. A Caminhada terá a extensão de 5 Km, ou seja, somente uma volta ao percurso.
A 13.ª Edição dos 10 KM de TAGARRO tem partida marcada para as 18 horas na Rua Francisco Almeida Grandela, junto da escola com o mesmo nome, e a chegada ocorrerá no Largo 1.º de maio, percorrendo duas voltas a um circuito desenhado pelas ruas de TAGARRO e Estrada Nacional 366.
Em caso de condições climatéricas extremas, designadamente, temperatura ambiente demasiado elevada, a Organização poderá adiar até uma hora a partida das duas provas.
V – ABASTECIMENTO
A Organização providenciará 1 (um) abastecimento de água na prova de Caminhada e 2 (dois) abastecimentos de água nos 10 KM de Tagarro.
VI – INSCRIÇÕES
Só são aceites inscrições online através dos sites www.10kmtagarro.com ou 10kmdetagarro.offcrono.pt, até ao limite de participantes e caminheiros estabelecidos nas alíneas seguintes:
Na 2.ª Caminhada dos 10 KM de TAGARRO – as inscrições estão limitadas a 100 caminheiros;
Nos 10 KM de TAGARRO - as inscrições estão limitadas a 500 participantes.
As inscrições só são consideradas válidas quando acompanhadas do respectivo pagamento.
VII - VALOR DA INSCRIÇÃO
As inscrições podem processar-se nas seguintes três fases e valores:
2.ª Caminhada dos 10 KM de TAGARRO:
Prazo 1 – Até 26/07/2016 - 6 (seis) euros;
Prazo 2 – De 27/7 a 24/08/2016 - 8 (oito) euros;
13.ª Edição dos 10 KM de TAGARRO:
Prazo 1 – Até 26/07/2016 - 9 (nove) euros;
Prazo 2 – De 27/7 a 24/08/2016 - 11 (onze) euros;
VIII - MÉTODO DE PAGAMENTO
Apenas são aceites pagamentos processados através das referências multibanco ou Cartão de Crédito gerados no processo de inscrição.
IX – ESCALÕES
A 2.ª Caminhada dos 10 KM de TAGARRO – é destinada a todas as classes etárias, não tem qualquer fim competitivo e como tal não são considerados quaisquer escalões.
Na 13.ª Edição dos 10 KM de TAGARRO - a idade mínima de participação é de 18 anos, efetuados até à data da prova segundo as regras da FPA – Federação Portuguesa de Atletismo para provas com distâncias iguais ou superiores a 10 km.
Seguindo um princípio de igualdade de género são considerados os seguintes 7 (sete) escalões:
Juniores - 18 e 19 anos - 1997 e 1998;
Seniores - 20 anos em diante - 1996 e Anos anteriores;
V40 - dos 40 aos 44 anos;
V45 - dos 45 aos 49 anos;
V50 - dos 50 aos 54 anos;
V55 - dos 55 aos 59 anos;
V60 - dos 60 em diante.
Relativamente aos atletas Masters (Veteranos) a mudança de Escalão, independentemente do Género, efetuar-se-á no dia em que o atleta perfaz a idade correspondente
X - LEVANTAMENTO DAS INSCRIÇÕES
Na 2.ª Caminhada dos 10 KM de TAGARRO – dorsais e a camisola da caminhada serão entregues, aos caminheiros inscritos, na Sede da Associação Desportiva e Cultural de Tagarro no dia 27 de agosto, dia da prova, das 09h00 às 10h00 (para os caminheiros de Tagarro) e das 15h00 às 17h30 (para os restantes).
Na 13.ª Edição dos 10 KM de TAGARRO - os dorsais e chip da prova serão entregues, aos atletas inscritos, na Sede da Associação Desportiva e Cultural de Tagarro no dia 27 de agosto, dia da prova, das 15h00 às 17h30.
No levantamento das inscrições os participantes e caminheiros deverão ser portadores de:
Documento de identificação;
Confirmação de inscrição recebida no correio eletrónico, indicado no momento da inscrição, após ter sido realizado o pagamento da inscrição.
A entrega das inscrições de outro participante ou caminheiro poderá ocorrer desde que apresentados:
Documento de identificação;
Confirmação de inscrição recebida no correio eletrónico após o pagamento;
Fotocópia de documento de identificação do atleta inscrito
XI – BLOCOS DE PARTIDA
No sentido de proporcionar aos atletas uma melhor fruição de toda a corrida, procurando que exista a melhor harmonia no momento da partida, existirá um bloco de partida “SUB 40” destinado a atletas que no último ano tenham um registo aos 10 KMS inferior a 40 minutos.
Para usufruir do bloco de partida “SUB40” é necessário o envio do respetivo comprovativo para .
XII – SEGURANÇA
A Organização impedirá totalmente o tráfego de viaturas no circuito e na altura da prova, mas não se responsabilizará por qualquer acidente ou danos sofridos pelos participantes. Será assegurada a presença dos Bombeiros Voluntários de Alcoentre e de um médico de apoio à prova.
Os participantes obrigam-se a seguir as indicações do júri da prova, dos elementos da organização, só sendo autorizado o acompanhamento da corrida a veículos credenciados pela organização.
XIII - SEGURO
A organização assegura aos inscritos um seguro de acidentes pessoais, conforme previsto no DL 10/2009, de 12 de janeiro, atualizado em função das taxas de variação média anual. A organização não se responsabiliza por situações que não estejam abrangidas por este seguro. Todos os participantes devem ser portadores do Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão.
XV - TERMO DE RESPONSABILIDADE
Ao se inscreverem, todos os participantes declararam que reúnem as condições de saúde e bem-estar físico e psicológico que permitem a sua participação de livre e espontânea vontade, isentando a Organização dos 10 KMS de TAGARRO de qualquer responsabilidade resultante da sua participação antes, durante e depois da mesma.
XVI – PRÉMIOS
Na 2.ª Caminhada dos 10 KM de TAGARRO – não são atribuídos prémios.
Na 13.ª Edição dos 10 KM de TAGARRO - são atribuídos os seguintes prémios:
Taças aos 3 (três) primeiros classificados na Geral Feminina e Masculina;
Taças ou Troféus aos 3 (três) primeiros classificados de cada Escalão.
O prazo de reclamação dos prémios termina oito dias após a data prova.
XVII – PRÉMIOS DE PARTICIPAÇÃO
Na 2.ª Caminhada dos 10 KM de TAGARRO - são atribuídos a cada participante - “T-Shirt” de Algodão. O stock de tamanhos é distribuído mediante a disponibilidade, caso se verifique rutura de stock em algum dos tamanhos a organização proporá ao participante um tamanho alternativo.
Na 13.ª Edição dos 10 KM de TAGARRO - são atribuídos a cada participante - “T-Shirt” Técnica da prova. O stock de tamanhos é distribuído mediante a disponibilidade, caso se verifique rutura de stock em algum dos tamanhos a organização proporá ao participante um tamanho alternativo.
No final da sua participação os caminheiros e participantes terão direito a uma sandes de porco no espeto e a encher de vinho tinto a caneca que lhe foi oferecida na entrega do Kit de Participação.
O acesso aos bens referidos no parágrafo anterior será efetuado mediante senha entregue no momento do levantamento da inscrição, sendo imprescindível a entrega da referida senha.
XVIII – CEDÊNCIA DOS DIREITOS DE IMAGEM
O participante autoriza a cedência, de forma gratuita e incondicional, à Associação 10 KM de TAGARRO, os direitos de utilização da sua imagem tal como captada nas filmagens e fotografia que terão lugar durante o evento, autorizando a sua reprodução em peças comunicacionais.
XIX - ACEITAÇÃO e OMISSÃO
Todos os casos omissos, bem como eventuais protestos serão resolvidos pelo júri e pela organização em conformidade com as regras em vigor, não havendo recurso das decisões tomadas.
Todos os participantes pelo facto de tomarem parte nos 10 KM de TAGARRO, aceitam o presente Regulamento.