Missão 24

Bem vindo!

A MISSÃO 24 é uma ação 100% solidária para a angariação de fundos para o Colégio D. Dinis em Leiria e o Centro de Acolhimento Temporário o GIRASSOL, na Marinha Grande.

 

Irá decorrer em Leiria nos dias 19 e 20 de setembro com a duração de 24 horas

Trata-se de um evento desportivo, aberto a TODOS, onde será possível correr, caminhar ou pedalar em bicicletas estáticas.

Para quem quiser correr ou caminhar, teremos um circuito fechado na zona histórica de Leiria com 3Km. Para pedalar disponibilizamos bicicletas estáticas na praça Rodrigues Lobo.

 

PORQUÊ A MISSÃO 24?

A Missão 24 “nasceu” sob a forma de agradecimento à UCIN unidade que todos os dias dá esperança à vida…Seria fácil não continuar…Seria fácil apenas lembrar que por alguns momentos conseguimos fazer a diferença…

Mas quando olhamos à nossa volta rapidamente percebemos que podemos fazer MAIS e MELHOR…

A MISSÃO 24 “renasce” porque está na sua essência ajudar…Acima de tudo mostrar que é possível fazer “acontecer”.

Da 1ª edição, para além do resultado financeiro (18.000€ convertidos em bens para a UCIN), sentimos TODOS que aquelas 24 horas foram uma festa, uma celebração, um momento que todos os participantes viveram com grande intensidade. É exatamente isso a que nos propomos de NOVO: Um momento de celebração, de festa, ajudando “duas causas” que todos os dias lutam para fazer crianças SORRIR…

 

PORQUÊ O CONTRIBUTO PARA O COLÉGIO D. DINIS E O GIRASSOL ?

 

São duas instituições que desenvolvem a sua ação em Leiria e na Marinha Grande tendo enormes carências para acolher e cuidar de crianças.

O Colégio D. Dinis é um lar de Infância e Juventude situado em Leiria. Faz parte de Fundação António Silva Leal que aposta na melhoria de vida dos mais necessitados desde 1993. Vocacionado para o acolhimento de rapazes do distrito de Leiria, com idades entre os 12 e os 18 anos, “luta” diariamente com inúmeras dificuldades para cumprir a sua missão: integrar estes “heróis sem capa”, crianças e jovens em perigo de exclusão social, aos quais proporciona a satisfação das suas necessidades básicas ao nível físico, psíquico e emocional, com vista à salvaguarda dos seus interesses (integração na família ou comunidade)

No entanto, as dificuldades são muitas, uma vez que, para ajudar estes “heróis” de cara desconhecida não basta um teto e paredes. Sendo o único Lar de Infância e Juventude vocacionado para o acolhimento de rapazes no Distrito de Leiria, a rotatividade de jovens é bastante grande pelo que, tanto o edificado como o mobiliário, roupa, calçado e material escolar sofrem um desgaste muito grande que não se consegue acompanhar de forma a suprimir todas as necessidades.

O GIRASSOL é um centro de acolhimento temporário criado pela ADESER II (IPSS). Desde abril de 2001 que acolhe e cuida de crianças em risco. Esta instituição tem capacidade para acolher 14 crianças com idades entre os 0 e os 12 anos. O centro tem como objetivo acolher de forma provisória crianças em situação de perigo decorrentes de maus tratos, abandono, negligência, abuso sexual ou outros fatores de perigo eminente, garantido os cuidados adequados às suas necessidades e condições tão aproximadas quanto possível à de uma estrutura familiar. Após o acolhimento, a instituição tem como funções proceder ao despiste e diagnóstico da situação de cada criança de forma a definir um projeto de vida adequado, que pode ser o retorno à família biológica, o acolhimento familiar, a adoção ou a institucionalização de caráter definitivo.