Tem vindo a constatar-se, uma tendência positiva nos hábitos saudáveis de muitos Portugueses. A preocupação pelo bem-estar e pela saúde tornam-se prioridades, tendo como resultado uma procura saudável pela prática de desporto, nomeadamente a corrida.
Esta procura saudável pelo bem-estar e pela preparação física, tem como consequência o despertar de diversos eventos relacionados com a corrida, sendo uma das suas variáveis o Trail Running. Julgo que cada um de nós, deve ser contribuinte, em primeira mão, na preservação do nosso bem-estar, mas também na divulgação e fomento de práticas saudáveis.
Esta prática desportiva emergente, denominada de Trail Running, está a torna-se num ciclo virtuoso na vida de muitas pessoas. Com este despertar, surgem ideias extremamente positivas na forma e no conteúdo de apresentar estes eventos. A criatividade e soluções que rodeiam esta modalidade são cada vez maiores e melhores.
Surge assim, um projecto, cujo objectivo principal é a divulgação e fomento da modalidade de Trail Running, naquela em que é uma região com particularidades extraordinárias, o Concelho de Chaves em Trás-os-Montes.
A região é formada por um conjunto de altas plataformas onduladas, cortadas por vales e bacias muito profundas. O seu clima é mediterrânico com influência continental, mais agreste e frio nas áreas planálticas, mais quente nas áreas profundas.
A região de Trás-os-Montes é uma das mais ricas em achados arqueológicos de toda a ordem e de todas as épocas.
Dotada actualmente de meios de comunicação que ligam com extrema rapidez a vias internacionais pela proximidade com Espanha assim como às principais cidades do Norte de Portugal. Aeroporto Francisco Sá Carneiro (Porto-Portugal) e Aeroporto de Vigo (Vigo-Espanha) a 1h15m de distância respectivamente.
A ideia da realização de um evento de Trail Running no segundo semestre de 2016, é o nosso objectivo. A cidade de Chaves terá um evento pioneiro e único nesta região, com um impacto significativo nas pessoas da nossa terra.
Estamos a dotar-nos de meios, recursos humanos e logísticos, para que este evento, não só pela responsabilidade social que terá, seja um exemplo de qualidade e de continuidade. Não pretendemos utilizar esta modalidade como veículo de afirmação pessoal, mas sim, deixar uma marca na região, pela forma positiva como mobiliza pessoas para a prática desta modalidade.